O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de São José dos Campos iniciou, na última segunda-feira (9), as primeiras turmas do curso de Mecânico de Usinagens Especiais para o Setor Aeroespacial. O INVOZ, representado pelos conselheiros Mauro Ferreira e Vanderli Guimarães Pinheiro, participou da recepção aos alunos.
O novo curso foi construído com apoio do INVOZ, Assecre (Associação das Empresas do Vale do Paraíba) e empresas dos Cluster Aeroespacial do Parque Tecnológico de São José dos Campos, visando atender a demanda por profissionais especializados.
Cerca de 100 jovens participaram do processo seletivo para as 48 vagas ofertadas pelo Senai. O conteúdo do curso inclui usinagem, metrologia, materiais, softwares de simulação, entre outros.
“A partir de agora é fundamental que as empresas participem e acompanhem a evolução dos alunos durante esta jornada e contratem estes jovens para que tenham condições de se manterem ativos e focados no aprendizado. A manutenção deste curso e a oferta de novas vagas dependerá da aceitação destes jovens no mercado de trabalho”, disse o diretor do Senai de São José, Mauricio Ogawa.
Reconhecendo a importância de gerar sonhos e expectativas com relação ao futuro para motivar a dedicação aos estudos, dois conselheiros do INVOZ foram conversar com os aprendizes no primeiro dia de aula.
“Falei para os jovens sobre a importância deste curso na nossa região, onde temos a terceira maior empresa fabricante de avião do mundo. Disse que muitos empresários que atuam no nosso setor também passaram pelo Senai, inclusive eu. Ressaltei que dependendo do desempenho deles, muitos poderão estar empregados ao final do curso e que a remuneração na indústria aeroespacial é acima da média dos outros setores industriais”, disse o Conselheiro do INVOZ Mauro Ferreira, sócio fundador da Globo Usinagem.
Guimarães lembra que o Senai São José sempre foi um celeiro de bons profissionais para as indústrias da região, mas havia uma grande necessidade de especialização no setor aeroespacial.
“Agora com a formação em conhecimentos específicos, entendemos que a velocidade de engajamento dos aprendizes nas atividades será maior. O conteúdo deste novo curso foi bastante discutido pelo Senai com empresas do setor aeroespacial e com representantes do INVOZ, Assecre e Ciesp”, afirmou Guimarães, também Conselheiro do INVOZ e Gerente Administrativo na Globo Usinagem.
Mauro e Guimarães ressaltam que o apoio das empresas aos jovens estudantes é fundamental para motivação e continuidade do curso.
“Vamos agora mobilizar toda a cadeia produtiva e mostrar que o apoio a estes jovens é importante para formação de profissionais capacitados e para o crescimento da indústria aeroespacial na região. Costumo dizer que máquinas a gente compra, galpões a gente compra ou aluga, mas a mão de obra precisa ser treinada, ela é a parte pensante da empresa. Nenhuma indústria cresce sem mão de obra qualificada”, disse Mauro, ressaltando que a Globo irá contratar três jovens aprendizes.
Programa de Especialização
Os alunos do curso de Mecânico de Usinagens Especiais têm aulas em período integral, oito horas por dia, totalizando 1.600 horas por ano.
A grade curricular inclui aulas de matemática e ciências aplicadas à usinagem; sistema de gestão e qualidade; desenho técnico mecânico; desenho técnico 3D; controle dimensional; tecnologia da usinagem; máquinas convencionais e operações manuais; usinagem em máquinas a CNC; manutenção e fluidos, e manufatura assistida por computador. Os alunos ainda terão aulas de comunicação em multimeios e de desenvolvimento pessoal e profissional.
Este curso faz parte de um programa com duração de dois anos, que tem como objetivo formar profissionais altamente qualificados no setor aeroespacial. Os alunos com bom desempenho no primeiro ano serão admitidos no curso de Mecânico de Usinagem Aeroespacial.
A próxima turma do curso de Mecânico de Usinagens Especiais no Senai de São José dos Campos será aberta em julho de 2022. As escolas Senai de Campinas e Botucatu, cidades que também concentram muitas indústrias do setor aeroespacial, vão implantar o mesmo curso, com abertura de turmas prevista para janeiro.