Fundador, Ozires Silva

Ozires Silva é engenheiro aeronáutico formado pelo ITA. Foi ministro da Infraestrutura do Brasil; cofundador e ex-presidente da Embraer. Participou da sua privatização no ano de 1994. Presidiu ainda a Petrobras e a Varig. Em 2008, foi nomeado reitor da Unimonte, cargo que ocupou até outubro de 2018, quando passou a atuar como Chanceler do Centro Universitário São Judas Tadeu, em São Paulo. Atualmente, também é Presidente do Conselho de Inovação da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais do país.

Presidente de Honra, Manoel de Oliveira

É Sócio-Diretor do Grupo Sygma, da FTB Tecnologia e Conselheiro do CASD Vestibulares, do Instituto Semear e do Centro de Desenvolvimento do Empreendedor Cego. É Engenheiro Civil, com formação nas áreas de Administração, Finanças e Logística pela AFA, onde cumpriu missões internacionais nos Estados Unidos da América e na Itália, na implementação de acordos bilaterais. Na Embraer, foi Vice-Presidente Executivo de Finanças.

Conselho & Diretoria

Conselho Deliberativo

Presidente do Conselho, Emílio Kazunoli Matsuo

Emilio Kazunoli Matsuo é engenheiro aeronáutico formado pelo ITA. Começou a sua carreia na Embraer em janeiro de 1978. Durante os anos 80, 90 e 2000 recebeu tarefas de liderar projetos significativos para a empresa. Foi Diretor de Programas da Aviação Comercial e de Defesa, Vice-Presidente de Engenharia, Vice-Presidente Executivo de Tecnologia e finalmente Vice-Presidente e Engenheiro Chefe. Foi Conselheiro no CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) pelo MCTI representado a indústria. Condecorado com a medalha mérito aeronáutico e medalha da legião do mérito no grau de alta distinção da Academia Brasileira de Engenharia Militar. É membro da Academia Nacional de Engenharia. Faz trabalhos voluntários, no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer (GACC) em São José dos Campos e é mentor na Stara, indústria de máquinas agrícolas.

Suplente: Alexandre Jose Cardoso

Conselheiro, Antonio José Catter

É Engenheiro Eletrônico pela UNESP. Pós-graduado em Automação de Sistemas Elétricos de Potência e Qualidade de Energia (UFU), Segurança de Voo (ITA) e em Gestão de Negócios (Fundação Dom Cabral). É Secretário Nacional do Comitê IEC TC 107, que regulamenta eletrônicos de uso aeroespacial. Faz parte da diretoria do Movimento Vida, de assistência médica para a população do Vale do Paraíba. É voluntário do Instituto Embraer. Atuou para a aprovar a lei da guarda compartilhada (Lei 13.058/2014).

Suplente: Spiridon Aziz Araman

Conselheiro, Eduardo Souza Coelho

Eduardo Souza Coelho é engenheiro mecânico pela Universidade Santa Úrsula, na capital fluminense. Coelho natural do Rio de Janeiro e trabalha há mais de 30 anos como gerente comercial na empresa PowerPack Representações e Comércio Ltda. A empresa atuacomo representante comercial de produtos aeronáuticos e de defesa desde 1972. Eduardo Souza Coelho também tem experiência nas empresas Pratt & Whitney e Embraer, trabalhando com questões relacionadas ao Offset de vários programas no setor aeroespacial, fortemente empenhado no renascer da Aviação Regional.

Suplente: Márcio Bhering Cardoso

Conselheiro, Tadeu Hideki Yoshida

É engenheiro mecânico pela Universidade Braz Cubas. Tem 35 anos de experiência na Embraer, atuando em diversos processos organizacionais. Possui Master Business Administration pela Fundação Dom Cabral e é também formado na filosofia Lean e metodologia Kaizen pela Consultoria Shingijutsu, no Japão. Consultor de Excelência Empresarial & Inovação e de Gestão de Riscos Empresariais & Compliance, é sócio-proprietário da 55 PRO Consultoria.

Suplente: Edison Henriques Júnior

Conselheiro, Mauro Aparecido de Paula Ferreira

É Sócio-Fundador da Globo Usinagem, empresa que atende o mercado aeroespacial especializado; o seguimento de óleo & gás e também o de energia. É formado em administração, com Master Business Administration em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. É conselheiro do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), na regional de São José dos Campos, e representante também do Ciesp em Jambeiro, ambos no Vale do Paraíba.

Suplente: Vanderli Guimarães Pinheiro

Conselho Fiscal

Presidente, Karin Lin

Especialista em Negócios Internacionais e empreendedora no setor de marketing e estratégia. Atuou 18 anos em empresas aeroespaciais e defesa em supply chain e mais recentemente passou 5 anos como diretora de Relações Institucionais e Novos Negócios na Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Suplente: Fabiano de Paula Porto

Conselheiro, Fábio Makita Kyan

Engenheiro Mecânico especializado em Aeronáutica (USP) e Mestre em Engenharia de Produção (USP), com especialização em Gestão de Negócios (Dom Cabral). Há 20 anos nas área de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Novos Negócios. Na Embraer, implementou o primeiro Corporate Venture Capital do Brasil e soluções de monitoramento da aeronave baseadas em Inteligência Artificial. Atua em startups como mentor, conselheiro e investidor anjo.

Suplente: Carmen Lucia Ruybal dos Santos

Conselheiro, Nilson Emanuel Bezerra Chaves

É graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Universidade Claretiano (SP), com pós-graduação em Gestão Ambiental. Formado em Sucessful Negotiation na Universidade de Michigan (EUA), Building High-Performing Team (Pensylvania) e Learning How to Learn, pela Universidade McMaster. É Instrutor de Voo em Simulador na Azul Linhas Aéreas. Patentes: Aircraft Pilot Training System, Method And Apparatus For Theory, Practice And Evaluation e System and method to interchange Flight Control Inceptors in an aircraft flight control system and cockpit (US Patent).

Suplente: Carlos Trannin

Suplentes

Spiridon Aziz Araman

Spiridon Aziz Araman (Spiro)
Nascido em Beirute Libano em 15 de fevereiro de 1941 de uma família de classe média. Seguiu estudos elementares e secundários em três idiomas árabe, francês e inglês na escola de Freis e no Colégio Internacional. Inclinado mais para a parte cientifica do que literária. Praticava voleibol e tênis na juventude. No final de 1960 seguiu para a AST na Escócia para estudar e se formar em Manutenção de Aeronaves, formação técnica profissional. Em 1963 iniciou a vida profissional na empresa aérea MEA onde atuou em vários setores da manutenção, revisão, testes e compras técnicas. Em 1976 devido a guerra civil migrou para o Brasil e em 1977 ingressou na Embraer, Assistência t& eacute;cnica até 1982 dando suporte para aeronaves Bandeirantes e Xingu em vários países. Migrou para Pratt & Whitney em 1983 onde atuou em SP, Jordania, Egito, Portugal e a partir de 1992 gerenciou o Suporte da PWC na América do Sul e Caribe até se aposentar em 2000. Hoje se dedica a trabalhos assistenciais e voluntários.

Prof. Edison Henriques Jr, MSBA

É Master of Science in Business Administration in Entrepreneurship pela San Diego State University com Tese em Cross Cultural Leadership, mentorado pelos autores do Modelo de Liderança Situacional (Blanchard,K. and Zigarmi,D). Sua graduação é em Tecnologia da Informação pela Universidade Mackenzie. É Professor de Liderança e Comportamento Organizacional em Cursos de MBA no Brasil e em Business Schools sediadas nos EUA e na Suíça, com 35 anos de carreira profissional construída em mais de 150 Empresas, tendo capacitado mais de 40 mil Líderes. Palestrante, Mentor de Conteúdos e Consultor Empresarial especialista em Transformação de Negócios construindo e sedimentando o “DNA” de Liderança e Gestão em Propostas de Geração de Valor. Exercendo atividades voluntárias (Pro Bono) é Conselheiro do INVOZ, uma Empresa sem fins lucrativos fundada pelo Co-fundador da EMBRAER, o Eng. Ozires Silva. Na área da Saúde, integra no Hospital Israelita Albert Einstein, o Comitê da Qualidade Assistencial e Tecnologia da Presidência e o Conselho de Treinamento da Equipe “Planetree”. É colaborador da ABTO – Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos e do “Gedott”, o Grupo de Estudos em Doação de Órgãos e Tecidos e Transplantes da UNIFESP. Foi Professor do Programa de Desenvolvimento de Líderes da Pós-graduação da UNIFOR e nesse período o idealizador do primeiro Fórum sobre os desafios da área de transplantes de órgãos na Campanha “Doe de Coração”. Na Aviação Executiva atua na facilitação e coordenação eficiente de voos de salvamento de vidas transportando Órgãos em Missões doadas por proprietários de aeronaves.

Diretoria Executiva

Presidente Executiva, Neide Pereira Pinto

Arquiteta-urbanista e sócia-fundadora das empresas Matiz Arquitetura & Design e da Somos Editora. Autora de livros infantis e Histórias em Quadrinhos. À frente da Somos Editora, publicou livros de diversos autores nos segmentos de aviação, cultura, meio ambiente, educação para o trânsito, entre outros temas.
Presidente do Conselho Deliberativo da ASSECRE – Associação das Empresas do Vale do Paraíba. Diretora Cultural da APVE – Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer por três mandatos.
Arquiteta responsável pelos projetos de arquitetura e leiautes da Embraer nos sites Ozires Silva, de Eugênio de Melo, Gavião Peixoto e Botucatu (Neiva) no período de 1996 a 2003.
Projetou e implantou os Espaços Culturais nos aeroportos administrados pela INFRAERO em Guarulhos, Congonhas, Brasília e Salvador. Organizou o lançamento da coleção de selos das aeronaves de fabricação da EMBRAER no Espaço Cultural do Congresso Nacional, em Brasília.
Funcionária da EMBRAER de 1981 a 1996, período em que desenvolveu trabalhos de arquitetura na área de leiautes de escritórios e hangares, projetou e implantou o “Parque Aeroespacial Infantojuvenil” no SESI de São José dos Campos – CAT Ozires Silva e o projeto arquitetônico, levantamento histórico e implantação do Centro Histórico da EMBRAER/APVE.

Diretora Administrativa-Financeira, Izilda de Fátima Victor

Psicóloga e administradora de empresas, é pós-graduada em Administração e Comércio Internacional. Trabalhou na área financeira na Embraer, foi Vice-Presidente de Finanças durante a privatização, diretora estatutária da Divisão de Equipamentos da empresa e membro do Conselho de Administração da holding Embraer Portugal, onde, como diretora executiva, foi responsável pela implementação de unidades da empresa na cidade de Evora, naquele país. É membro do Conselho Fiscal da AFAC, São José dos Campos/SP.

Diretora Comunicação & Tecnologia, Leticia Wieliwicki

Graduada em Engenharia Industrial Mecânica pela Escola de Engenharia Industrial, fez parte da primeira turma de pós-graduação em gestão e marketing no ITA, ministrada pela FGV. MBA Executivo em Negócios e Marketing. Papers internacionais publicados durante a sua jornada como bolsista no INPE, onde também atuou como aluna especial no curso de crescimento de diamantes de pós – graduação de ciências dos materiais no ITA. Atuou como instrutora da disciplina Marketing de Moda do SENAC e colunista de moda com cobertura do SPFW por 10 edições do evento entre diversas participações em feiras de negócios na indústria têxtil. Especialista em Marketing Direto, atua há 20 anos na área de comunicação e marketing com cases de sucesso e projetos inovadores no Brasil em diversas áreas.

Diretor de Cultura, Rui Gonçalves

Rui Gonçalves foi produtor, editor, repórter e apresentador de telejornais e programas de entrevista. Trabalhou na Globonews SP e participou de importantes coberturas em afiliadas e na Rede Globo de São Paulo. É especialista em sustentabilidade e responsabilidade corporativa pelo Instituto de Economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC).

Diretor de Educação, Major Brigadeiro José Elias Matieli

Médico pela Universidade Federal Fluminense, com Mestrado pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Ingressou por concurso público como Cirurgião Geral na Força Aérea Brasileira em 1974, atuando como Chefe do Serviço de Cirurgia Geral do HCA-RJ, Chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa do HCA, Chefe da Divisão Médica do HCA-RJ, Diretor do Hospital de Força Aérea de São Paulo, Diretor do Hospital de Força Aérea do Galeão, RJ e Diretor de Saúde da Aeronáutica. Deixou a Força Aérea em 2005 como Major Brigadeiro Médico. Em 2009 foi convidado pelo Reitor do ITA para criar o Laboratório de Bioengenharia do ITA, atuando como Coordenador do LABBIO-ITA no período de 2009 à 2020.

Diretor de Empreendedorismo e Inovação, Luis Pasquotto

Engenheiro Mecânico-Aeronáutico pelo ITA. Carreira pela Pratt & Whitney Canada, Embraer e Avibras e nos segmentos automotivo, agrícola, fora de estrada, mineração, geração de energia pela Cummins Inc., onde foi Vice-Presidente Mundial, Presidente da Operação Brasileira e Líder do BU Motores na AL. Atuou em Conselhos de Administração e Consultivos: KCC (Chile), Sindipeças, SAE sendo VP na AmCham e AEA. Atualmente é consultor e conselheiro em PME e ONGs (Instituto AlphaLumen e Fundação Casemiro Montenegro Filho).

Diretor de Patrimônio, Pedro Ferraz Pereira

É Engenheiro Civil (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e MBA Executivo (Fundação Getúlio Vargas/RJ), com ampla experiência internacional nas áreas de vendas, marketing, comunicação, responsabilidade socioambiental e sustentabilidade em empresas como White Martins (Brasil), Praxair (EUA) e Embraer (EUA e Brasil). Consultor de planejamento estratégico e desenvolvimento de novos negócios, atua no mercado de energia fotovoltaica.

Diretor de Planejamento, Nilo de Oliveira Rennó

Engenheiro Industrial Mecânico pela EEI – Escola de Engenharia Industrial de São José dos Campos, MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FGV, entre outras, trabalhou na TECTRAN, empresa do grupo AVIBRAS, Center Vale Shopping e EMBRAER, onde atuou durante 15 anos, iniciando como Administrador de Programas da Aviação Comercial, responsável por buscar solução para as questões apontadas pelos clientes durante o processo de entrega das aeronaves, ocasião em que cumpriu missão solo à China, em apoio à entrega da milésima aeronave ERJ145. Transferido para a Engenharia de Desenvolvimento Tecnológico, atuou no time de Gestão da Mudança Cultural (CCM – Cultural Change Management) do Programa PLM, com a missão de construir uma proposta de treinamentos que proporcionasse os meios adequados para que os cerca de 4.000 engenheiros e projetistas afetados pela introdução do novo software PLM, se capacitassem ao seu uso, de forma suave e com o menor custo para a empresa. Na ocasião, identificou o modelo de aprendizagem 70:20:10 como a melhor solução, e sua aplicação proporcionou muito sucesso, garantindo uma transição tranquila, sem impactos significativos na produtividade dos funcionários afetados.

Filtrar por: