Mais de 6,9 mil pessoas estão assistindo as videoaulas de Ozires Silva, fundador da Embraer, no curso Voo do Empreendedor. As estatísticas são do YouTube, do mês de junho. No dia 6 de julho, segunda-feira, acontece a quinta live para discutir o último módulo de 19 aulas. As quatro primeiras lives reuniram 2,3 mil internautas e duas delas tiveram a participação do engenheiro Ozires Silva, 89. Os números não incluem as estastísticas do Facebook.
O reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Ribeiro Correia, participará da conversa on-line organizada pelo INVOZ e pelo Instituto Regeneração Global (IRG). Ele estará na live junto com Leornado Dias e Lucas do Vale, respectivamente diretor executivo e presidente do Curso Pré-Vestibular Santos Dumont (CASD). Ambos são também estudantes de engenharia no ITA. A coordenação da conversa ficará a cargo de Rui Gonçalves, diretor de Cultura do INVOZ.
O nome de Correia vinha sendo ventilado dentro do governo para assumir o cargo de ministro da Educação, mas o presidente Jair Bolsonaro avalia nomear Renato Feder, secretário de Educação do Paraná e ex-executivo. Correia é graduado em engenharia civil pela Universidade de Campinas (Unicamp), fez mestrado no ITA e é doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade de Calgary, no Canadá. Trabalhou na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foi presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e passou pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Para acompanhar as aulas e acessar os conteúdos complementares basta acessar o canal do INVOZ, o Invozes, no YouTube. As videoaulas estão organizadas em quatro módulos temáticos que fazem um paralelo entre a jornada do empreendedor e o voo de um avião.
O curso está inserido na primeira de três fases do projeto INVOZ EAD. “Vamos avaliar os resultados desta experiência para pensar modelos de oferta de cursos de reciclagem, durante a segunda etapa”, afirma Neide Pereira Pinto, presidente do INVOZ. A terceira e última fase seria a criação do que está sendo chamado de uma Universidade do Ar, só que virtual. Em outras palavras, implementar uma plataforma de EAD.