A estudante Klivia Silva de Oliveira, 16, está no segundo ano do ensino médio do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos (SP). A jovem criou um perfil na sua rede social para ajudar estudantes com a rotina de estudos durante a pandemia de COVID-19.
“Eu sempre soube que tinha um lado meu voltado para o empreendedorismo”, contou a estudante que irá participar da live do INVOZ, no próximo dia 22 de junho, segunda-feira, às 20 horas. O tema da conversa é o segundo módulo do Voo do Empreendedor, chamado de “Decolagem”. O curso de ensino a distância é do engenheiro Ozires Silva, fundador da Embraer e presidente de honra do INVOZ.
Com a suspensão das aulas devido à pandemia do novo coronavírus, Klivia teve que se organizar em casa para manter a regularidade dos estudos a distância. “Está um pouco complicado porque, quando a gente está em casa, tem que fazer as coisas da escola, tem que assistir as videoaulas, e depois fazer as tarefas de casa, porque querendo ou não a gente tem que ajudar”, diz.
Além de seguir uma rotina de estudos, ela precisou lidar também com a distração dentro de casa durante a quarentena. Klivia relata que é um pouco mais difícil de se concentrar. “Uma coisa que estou aprendendo a lidar muito é com o meu foco”, afirma.
Criando resumos
Pensando na realidade de outros estudantes que estão passando pela mesma situação, a jovem criou um perfil na rede social Instagram. O objetivo é ajudar outros alunos postando o resumo das aulas e dando dicas de estudos de uma forma simples, colorida e fácil de entender.
“Eu faço os resuminhos segundo a matéria que eu estou tendo no momento. Daí quando eu tenho um tempinho, eu posto lá para ajudar outras pessoas que também fazem o ensino à distância durante a quarentena”, afirma a adolescente que, até agora, já tem mais de 400 seguidores no seu perfil.
Apesar do gosto pelo empreendedorismo e de estar sempre aberta a novos conhecimentos, hoje ela pensa em ser professora e fazer licenciatura em História. Klivia diz gostar de entender os processos, de enxergar além da aparência. “E acho que isso influencia muito na minha vontade de conhecer melhor os eventos ocorridos na nossa sociedade”, conclui a estudante.
Participantes convidados
A estudante Larissa Keller, do Colégio Embraer Casimiro Montenegro Filho, de Botucatu, também participará da live. Ela também está assistindo as videoaulas dos dois módulos do curso de Ozires Silva.
“Eu sempre me interessei pela área de empreendedorismo e administração. Atualmente eu penso seriamente em atuar nesta área”, afirma a adolescente de 16 anos.
Além das estudantes, o diretor do Colégio Embraer de Botucatu, Renato Augusto; e o diretor de cultura do INVOZ, Rui Gonçalves, também participarão da live.
“Mantemos no colégio a disciplina de empreendedorismo e vislumbramos no Voo do empreendedor um complemento as atividades pedagógicas do colégio. As aulas ministradas pelo Sr. Ozires Silva trazem um pouco da história da Embraer e desejamos que nossos jovens se inspirem nessa história de sucesso”, conclui o diretor do Colégio.
Parceria inovadora
O Voo do Empreendedor é uma iniciativa do INVOZ e do Instituto Regeneração Global (IRG). São 19 videoaulas, organizadas em quatro módulos temáticos, correspondentes ao voo de um avião. Os dois primeiros módulos de aulas estão disponíveis no canal do YouTube do INVOZ, o Invozes. As lives anteriores também podem ser encontradas lá.