O INVOZ (Integrando Vozes para o Futuro) inicia a 3ª edição da Campanha Meu Primeiro Computador junto a empresas com o objetivo de arrecadar equipamentos para os estudantes do CASD.
Nesta edição 2022/2023, a expectativa é arrecadar 120 computadores. Entre as empresas parceiras estão a GM, que já é uma apoiadora desde o início do projeto, a empresa PSR – Energy Consulting and Analytics, Avibras, KPMG, Suzano, Quero Educação e Dualsys.
Segundo o empresário Mário Veiga, que atua há 35 anos no mercado de energia, o trabalho realizado na empresa é de alta complexidade e demanda computadores com grande capacidade, por isso todo ano a empresa renova os equipamentos. “Este é o segundo ano que participamos da campanha Meu Primeiro Computador realizada pelo INVOZ, doamos todo ano 20 notes ou desktops. O INVOZ e o CASD podem contar com a nossa participação em todas as campanhas”, relata Mário Veiga.
“A ideia que começou apenas para ajudar os alunos que não tinham condições de estudar em casa durante a pandemia se ampliou e, hoje, visa ajudar os alunos mais necessitados a ter maior inclusão digital e poder aproveitar todo o pacote de informações disponibilizados pelos professores e escolas usando os acessos digitais. Fico muito feliz de o INVOZ dar continuidade a esse projeto, tornando-o uma meta anual”, declarou Fúlvio Delicato, integrante do INVOZ e coordenador da 2ª edição da campanha.
Nossa meta
Em 2020, ao se iniciar a Campanha Meu Primeiro Computador, a meta foi cumprida com a arrecadação de 70 computadores, e a expectativa é aumentar cada vez mais o número de doações.
“A meta desta campanha são 120 computadores, e dependendo da demanda iremos ajustando. Realizamos a campanha entrando em contato com empresas, pois muitas renovam o parque de TI periodicamente. Para os estudos, estas máquinas são mais que suficientes para serem usadas. Uma vez confirmada a doação por uma empresa, o INVOZ busca essas doações e leva para a empresa parceira Dualsys”, explicou o apoiador do projeto, e também integrante do INVOZ, Emílio Matsuo.
Na Empresa Dualsys, os computadores passam por um processo que vai da limpeza a formatação, instalação do Linux e de aplicativos como editor de texto, planilhas, navegador. Tudo de que o aluno necessita para uma boa aprendizagem.
Para o proprietário da Dualsys, é uma satisfação imensa participar de uma campanha que transforma vidas e, consequentemente, o país.
“Abraçamos a causa de imediato, está sendo um grande prazer participar deste projeto porque a sensação que dá é de contribuição para o país. Para você transformar a nação e ter um país melhor, o caminho é através de uma educação com qualidade. Um jovem que possa aprender e aplicar o conhecimento no futuro irá entregar um legado melhor para o país, seja por meio de um bom trabalho ou empreendendo”, comentou o empresário Wagner Siqueira, da Dualsys.
Os equipamentos a serem doados podem ter estas características: configuração básica de um computador, se for desktop, uma CPU Intel Core i3 ou similar, memória RAM de 4 gigabytes, disco rígido (HD) de 320 gigabytes, portas USB 3x, mouse e teclado, monitor de 19,5 polegadas e, no mínimo, sistema operacional Windows 10. A campanha também recebe notebooks com configuração semelhante, com telas entre 13 e 15 polegadas.
Meu Primeiro Computador, destino: CASD
Desde 2020, em plena pandemia os computadores arrecadados pelo INVOZ foram destinados para os alunos do CASD. Do início até o momento, foram 145 equipamentos destinados para a instituição. A destinação para os alunos é feita por meio de uma triagem.
“Os computadores que chegam ao CASD são destinados para os nossos alunos. O processo de distribuição é feito por nossa assistente social, que faz uma classificação e define as prioridades”, explicou Leonardo Schneider Friedrich, presidente estudantil do CASD.
Para as Doações
As doações podem ser feitas por empresas ou pessoas físicas. Os computadores podem ser entregues na secretaria do CASD. No caso da necessidade de recolher os equipamentos, entrar em contato com:
CASD: (12) 3934-9386
INVOZ: (12) 98148-1440 Ana
Sobre o CASD
O CASD atua há 24 anos em São José dos Campos e já atendeu milhares de alunos oferecendo cursos de reforço e preparatórios para vestibulares em universidades. O cursinho popular atende cerca de 700 jovens de famílias de baixa renda da cidade.
Sobre o INVOZ
Integrando Vozes para o Futuro é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2017. Reúne pessoas e empresas com expertises diversas, dispostas a somar forças e doar conhecimentos. O mentor da organização é o presidente de honra do Conselho de Administração, Ozires Silva, também fundador e ex-presidente da Embraer. O INVOZ tem entre seus pilares: educação, empreendedorismo e cultura. Os projetos desenvolvidos estão alinhados com os propósitos da organização que visam ao bem comum da sociedade, ao apoio às empresas do setor aeronáutico, à defesa e conservação do patrimônio cultural, histórico e artístico aeroespacial brasileiro.