O INVOZ, em parceria com o Curso Alberto Santos Dumont (CASD), realiza uma campanha para arrecadar computadores para alunos em situação de vulnerabilidade social na região de São José dos Campos (SP). A campanha começa no dia 12 de agosto e vai até o dia 31 de agosto. O planejamento para a distribuição dos aparelhos é a partir de setembro.
O CASD atua há 22 anos na cidade de São José dos Campos e já atendeu mais de 4 mil alunos oferecendo cursos de reforço e preparatórios para vestibulares em universidades. O cursinho popular atende cerca de 700 jovens de famílias de baixa renda na cidade.
Devido à pandemia, escolas e cursos preparatórios tiveram que migrar o sistema de ensino para o ambiente vitual. No CASD essa realidade não foi diferente. “Temos mapeados 45 alunos que não conseguem assistir às aulas do CASD por falta de equipamento adequado, mas que possuem acesso à internet”, afirma Eduardo Kenji Imagawa, diretor executido do CASDinho. Segundo ele, bastaria um dispositivo funcional para que os estudantes tivessem condições de assistir às aulas.
Configuração
A configuração básica de um computador para atender às necessidades dos estudantes é uma CPU Intel Core i3 ou similar, memória RAM de 4 gigabytes, disco rígido (hd) de 320 gigabytes, portas USB 3x, mouse e teclado, monitor de 19,5 polegadas e, no mínimo, sistema operacional Windows 10. A campanha também recebe notebooks com configuração similar.
A entrega dos equipamentos para doações pode ser feita através da secretaria do CASD. Para quem não tiver condições de levar, será agendado um horário para que o CASD e o INVOZ recolham o equipamento. O telefone da secretaria do CASD é o (12) 3934.9386. O contato pode ser feito também com Eduardo Kenji (CASD) através do celular (12) 98192.8578 ou com Emílio Matsuo, do INVOZ, pelo número (12) 99737-7383. As empresas devem utilizar os mesmos canais para fazer suas doações.
Sobre o CASD
São mais de 90 professores voluntários, além dos que atuam nos setores administrativos. Toda a gestão é feita por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Tanto o CASD como o INVOZ, são associações sem fins lucrativos e tem como uma das áreas de atuação a educação para atender às necessidades da comunidade.
“Ao levar essa questão ao INVOZ, prontamente vários associados se dispuseram a ajudar, criando o Programa “Meu Primeiro Computador”, pela doação ao CASD dos equipamentos que estão nas casas e empresas, sem uso. Acredito que os computadores que receberemos nesse programa vai superar as necessidades do CASD, o que permitirá atender outros estudantes em São José dos Campos”, conclui Manoel de Oliveira, presidente do Conselho de Adminstração do INVOZ e membro do Conselho do CASD.