No próximo dia 21 de setembro, às 8 horas, as fundadoras da SOS Educação, Taís e Roberta Bento, serão as palestrantes da terceira edição do Congresso Ideias & Debates. Mãe e filha irão debater o poder da família e da escola, principalmente nesse momento inusitado para alunos e professores que mudaram completamente suas rotinas em consequência da pandemia do Covid-19.
“Manter os alunos, sejam eles crianças ou adolescentes, aprendendo, apesar de estarem longe da escola, é um desafio enorme, que só pode ser vencido se família e escola caminharem juntas. A grande questão é conseguir que cada uma dessas instituições consiga ser, ao mesmo tempo, apoio e complemento uma da outra”, diz Roberta.
Taís é graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada em Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Já Roberta é graduada em Letras, possui especialização em formação de professores de Línguas (International House, na Inglaterra) e pós-graduação em Marketing e em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Além disso, as duas possuem especialização em Aprendizagem Baseada no Funcionamento do Cérebro, pela Universidade da Califórnia e Universidade Duke, e Aprendizagem Cooperativa, pela Universidade de Minnesota e pela Universidade de San Diego (Estados Unidos).
“Nossa formação acadêmica, experiência profissional e história de vida formam a base da mensagem que levaremos para educadores e famílias em nossa participação no congresso”, afirma Taís.
Ao lado delas, no mesmo painel, as prefeituras de São José dos Campos e de Osasco apresentarão cases, com mediação do jornalista Rui Gonçalves, diretor de Cultura do INVOZ. O Anglo, que patrocina o Congresso, também falará sobre Alunos Protagonistas Criando o Futuro.
Já são mais de 1,3 mil inscritos através do hotsite do congresso. A programação completa você pode conferir aqui. O evento é uma realização do INVOZ e a rádio Jovem Pan São José dos Campos e conta com o patrocínio do Anglo, do Objetivo Aquarius e da Quero Educação.
SOS Educação
Em 2014, Roberta e Taís Bento, se uniram para criar o SOS Educação, com a paixão em comum pela educação e pelo poder de transformação que ela exerce. O projeto surgiu como forma de aproximar pais e filhos no momento do estudo, mostrando que existem diferentes formas de aprender e como o auxílio da família pode ajudar na superação de dificuldades escolares.
No começo, o trabalho de Roberta e Taís era feito nas casas das famílias que buscavam a ajuda do projeto. Com os desafios na educação cada vez mais presentes na sociedade, mãe e filha levaram a SOS Educação para um canal na internet e passaram a escrever sobre a relação dos universos família e escola de crianças e adolescentes.
A parceira familiar funcionou e as duas ampliaram a abordagem e expandiram o conteúdo para outras mídias. Como é o caso do livro “Socorro, meu filho não estuda”, que resultou das participações como especialistas em programas de televisão e da realização de palestras e seminários. Hoje em dia, as dicas práticas de mãe e filha também podem ser conferidas no instagram, no site de educação do portal Estadão e na coluna Escola da Revista Pais & Filhos.