Ernesto Martins Faria, fundador e diretor executivo do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), estará na próxima segunda-feira (21), às 8 horas, em um dos painéis do Congresso Ideias & Debates. O Iede é um instituto que visa contribuir com a qualidade do debate educacional por meio de pesquisas. Faria, também ex-aluno do Colégio Embraer, falará no evento sobre como alcançar o sucesso profissional.
“Toda a cultura que o colégio gera ao aluno, como por exemplo o networking, as próprias conexões com empresas, instituições, são muito importantes para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais”, relata o diretor que estudou na instituição entres os anos de 2002 a 2004. Faria é graduado em Ciências Econômicas pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP, 2012), mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP, 2015) e doutorando em Educação na Universidade de Coimbra (2020).
No período da tarde, junto com ele no mesmo painel sobre trabalho, estará o SENAI e o Objetivo São José dos Campos. Serão discutidas as Novas Perspectivas de Aprendizagem no Curso Pré-vestibular. O âncora do painel será Almério Melquíades de Araújo, coordenador de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza (CPS Cetec). Ele fará uma apresentação sobre a expansão da educação profissional.
Participações especiais
O evento, dirigido a educadores e profissionais da área, terá a participação do professor Anderson Ribeiro Correia, reitor do Instituto Tecnológico de Aeronaútica (ITA), que dará as boas-vindas e será o anfitrião. Além disso, das 8:30 às 9:45, o filósofo Luiz Felipe Pondé falará sobre o tema deste ano: Educação Transformadora. O jornalista Rui Gonçalves, diretor de Cultura do INVOZ, será o mediador.
Já são mais de 1,5 mil participantes e as inscrições podem ser feitas clicando diretamente aqui. O evento é uma realização do INVOZ e a rádio Jovem Pan São José dos Campos e conta com o patrocínio do Anglo, do Objetivo Aquarius e da Quero Educação. A programação completa você pode conferir aqui.
História do Iede
Em 2011, o pesquisador Ernesto Martins Faria, que fazia pesquisas em educação já há quatro anos, criou o blog Estudando Educação. Ele publicava análises de temas relevantes à educação brasileira, usando sempre por números e dados no contexto educacional, informa o site do Iede.
Na época, em três meses, 22 reportagens foram publicadas em sites, jornais e revistas ou veiculadas em emissoras de rádio e TV, tendo como base análises publicadas no blog ou entrevistas concedidas por Ernesto. Durante seis anos (2012 a 2017), ele foi coordenador e depois gerente da área de Qualidade da Fundação Lemann, onde desenvolveu pesquisas em educação
Ainda segundo o site, entre os exemplos bem sucedidos de apoio a jornalistas está a série de reportagens “Aula de Excelência na Pobreza”, publicada pelo jornal O Globo, e vencedora, em 2012, do prêmio Esso de Jornalismo e do prêmio Imprensa Embratel de Jornalismo, ambos na categoria Educação.
Ernesto coordenou de 2012 até março de 2015 a criação, o desenvolvimento e as ações do portal QEdu, um dos maiores a reunir de dados educacionais do país. Também foi reconhecido com o Prêmio Mário Covas 2013 na categoria Governo Aberto e o Prêmio A Rede 2014 na categoria Educação.
Este foi o ponto de partida, em outubro de 2017, para a criação do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). Entre os principais pilares de atuação do instituto está dar suporte ao trabalho de jornalistas, divulgando pesquisas e dados educacionais bem contextualizados, além de conectá-los a especialistas na área de educação.