A segunda edição da campanha Meu Primeiro Computador, iniciada pelo INVOZ em abril, recebeu 29 equipamentos até o último dia 15 de junho. Há outras 17 doações confirmadas para serem retiradas. A meta da campanha é arrecadar 75 computadores até o final de agosto.
A iniciativa é uma realização do INVOZ em parceria com o Casd (Curso Alberto Santos Dumont), instituição de São José dos Campos que atende estudantes em vulnerabilidade socioeconômica.
No ano passado, foram arrecadados 106 computadores, ultrapassando a meta de 70 máquinas definida na primeira edição da campanha. O sucesso da iniciativa permitiu que, além dos 70 equipamentos destinados ao CASD, também fossem contemplados 30 bolsistas do Instituto Semear, e seis do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).
Todos os estudantes beneficiados pela campanha são jovens de famílias de baixa renda, que não têm condições de arcar com a compra de um computador. O equipamento é fundamental para acompanhamento das aulas remotas durante a pandemia, e também para pesquisas e desenvolvimento dos estudos em casa.
“Observamos nos olhos das crianças a alegria de receber o equipamento e ter melhores condições para estudar. Elas também sentem um alívio por se tornarem mais competitivas, em relação aos estudantes que têm melhores condições financeiras, na busca de um ensino superior de qualidade”, afirma o diretor de Educação do INVOZ, Fulvio Delicato.
O que pode ser doado
As doações de computadores (desktop ou notebook) podem ser feitas por empresas e pessoas físicas. As máquinas não precisam estar em perfeito estado, pois passarão por revisão antes de serem entregues aos estudantes, mas o ideal é que estejam em condições de uso.
“Pequenos defeitos que não interfiram no funcionamento como bateria velha, carcaça com algum pequeno dano, falta de uma parte que pode ser substituída como, por exemplo, o mouse ou a fonte de ligar na tomada, são aceitáveis”, disse Fulvio.
O diretor do INVOZ ressalta que os computadores doados em perfeitas condições de funcionamento são repassados rapidamente aos estudantes, permitindo que eles aproveitem melhor os estudos.
“É muito bacana receber o equipamento em bom estado. Recentemente, um casal da Vila Ema, na região central de São José, nos entregou um computador desktop usado, mas na caixa original, e monitor também na caixa original, tudo funcionando. Isso é um tipo de doação que muito nos alegra, pois mostra que aquelas pessoas não estão ‘apenas se desfazendo de lixo’, mas sim, altruística e sinceramente, ajudando uma criança a ter uma melhor educação”, relata Fúlvio.
Revisão dos computadores
Todos os computadores arrecadados passam por um processo de revisão, feita gratuitamente pela Dualsys, parceira do INVOZ desde a primeira edição da campanha.
A Dualsys verifica o estado físico da máquina, apaga todos os arquivos e instala um sistema operacional de licença livre. A empresa também faz todos os testes necessários para deixar o computador pronto para uso.
Como doar
A pessoa ou empresa interessada em colaborar com a campanha Meu Primeiro Computador deve entrar em contato com a secretaria do Casd, pelo telefone (12) 3934.9386. O doador pode optar por entregar o equipamento ou, no caso de impossibilidade, agendar a retirada em seu endereço.