A campanha Meu primeiro computador do INVOZ entrega 70 computadores ao Curso Alberto Santos Dumont (CASD) e 30 ao Instituto Semear. Ainda na sua primeira fase, serão destinadas seis máquinas também para estudantes que recebem bolsa do CEPHAS (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). O projeto começou em agosto desse ano para arrecadar computadores para alunos em situação de vulnerabilidade social na região de São José dos Campos (SP).
“Nós temos a intenção de no início de cada ano reativar essa campanha, porque as necessidades também vão aumentar com o tempo. A medida que o tempo vai passando, mais alunos vão precisar dessas máquinas que eles não tem condição de comprar”, relata Matsuo.
Desde o início da campanha, a empresa Dualsys é a que está fazendo a revisão das máquinas e instalando o sistema operacional Linux. Wagner Siqueira, empresário da área de Tecnologia de Informação, contou que em 45 dias foram consertadas 100 máquinas.
“Eu acredito que com essa experiência descobriu-se ainda mais as necessidades que as pessoas têm de dispositivos. Esse projeto vai se estender e criar braços para que possa chegar nas mãos daqueles que mais precisam”, revela Siqueira.
A empresa que foi fundada em 2006, em São José dos Campos, conta com uma equipe especializada e pronta para oferecer consultoria e soluções em Tecnologia da Informação. Além disso, a Dualsys ajuda a agregar valor aos negócios, garantindo a segurança e a preservação dos dados, bom funcionamento dos equipamentos e contuidade dos negócios dos clientes.
Parcerias de sucesso
Emílio Matsuo, membro do INVOZ e um dos coordenadores da campanha, contou com o apoio de Manoel Oliveira, presidente do Conselho Administrativo do INVOZ, na elaboração da ideia do projeto. Ela surgiu após a distribuição de cestas básicas para as famílias dos estudantes de baixa renda do CASD devido a pandemia de Covid-19.
“Ficamos extremamente emocionados em verificar que a maior dificuldade dos alunos não era tanto só o alimento, mas era não poder estudar”, relata Oliveira.
Na última terça-feria (03), Matsuo e Oliveira, que também são mentores do Instituto Semear, fizeram a entrega dos 30 computadores para os dois representantes da instituição.
“Estamos muito felizes de receber essas máquinas que irão ajudar um monte de jovens que moram em São José dos Campos quanto de São Paulo”, revela Cláudio Matsui, um dos mentores voluntários do Instituto Semear, desde 2018.
No dia 22 de outubro, foi a última entrega dos computadores restantes prometidos ao CASD. Igor José dos Santos Camelo, diretor de desenvolvimento do CasdVest, apresentou a sede da instituição aos representante das empresas apoiadoras da campanha. Uma delas que estava presente foi a General Motors que fez a doação de 20 computadores.
“Conhecer o trabalho que é feito aqui foi uma experiência gratificante. Ficamos duplamente satisfeitos em saber que esses equipamentos vão estar fazendo parte de um investimento enorme que é gerar educação”, conta Sidney Alvares, diretor da fábrica da S10 em São José dos Campos.
A doação dessa empresa se soma aquelas individuais e também de companhias como Assecre (Associação de Empresários das Chácaras Reunidas), Quero Educação, PSR Consultoria, Avibras, KPMG e Suzano Papel e Celulose.
Além disso, após a reportagem sobre a campanha exibida pela TV Vanguarda, da Rede Globo, o INVOZ recebeu várias ligações de pessoas interessadas em fazer a doação e também de pessoas que estavam precisando de computadores. Você pode ver a reportagem completa sobre a campanha clicando aqui.
” Além dessa campanha da arrecadação de computadores, temos também o Manifesto Internet pela Educação começada há mais ou menos um mês que é a liberação da internet gratuita para todo o conteúdo de educação. Porque não adianta ter apenas o computador, você precisa também do sinal de internet”, conclui Neide Pereira Pinto, diretora-presidente do INVOZ.
Como doar
A configuração básica de um computador desktop para atender às necessidades dos estudantes é uma CPU Intel Core i3 ou similar, memória RAM de 4 gigabytes, disco rígido (hd) de 320 gigabytes, portas USB 3x, mouse e teclado, monitor de 19,5 polegadas e, no mínimo, sistema operacional Windows 10. A campanha também recebe notebooks com configuração semelhante, com telas entre 13 e 15 polegadas.
A entrega dos equipamentos para doações pode ser feita através da secretaria do CASD. Para quem não tiver condições de levar, será agendado um horário para que o CASD e o INVOZ recolham o equipamento. O telefone da secretaria do CASD é o (12) 3934.9386. O contato pode ser feito também com Eduardo Kenji (CASD) através do celular (12) 98192.8578 ou com Emílio Matsuo, do INVOZ, pelo número (12) 99737-7383. As empresas devem utilizar os mesmos canais para fazer suas doações.