INVOZ tem previsão de entregar 70 computadores dentro da campanha

Até o final de setembro, o INVOZ tem previsão de entregar 70 computadores dentro da campanha Meu Primeiro Computador. Desde o seu início em agosto, já foram arrecadadas 52 máquinas. A iniciativa é uma realização do INVOZ em parceria com o Curso Alberto Santos Dumont (CASD).

Segundo Emílio Matsuo, um dos coordenadores da campanha e conselheiro do INVOZ, além da doação de pessoas físicas, já há outros 20 computadores prometidos pela empresa General Mortors. A expectativa é que eles sejam entregues até o final do mês de setembro. No total, serão 70 equipamentos quando todos estiverem nas mãos dos estudantes.

Na última quinta-feira (24), Moacyr Humberto Piacenti, conselheiro do INVOZ e sócio da empresa KPMG, em São José dos Campos, fez a doação de 10 máquinas.

“Agora nesse momento de pandemia todos sabem da dificuldade que alguns jovens tem de continuar os seus estudos de forma remota. Muitos deles não tem a possibilidade de ter um computador em casa e com isso acabam tendo os seus estudos interrompidos”, diz Piacenti.

Também estavam presentes, Neide Pereira Pinto, diretora-presidente do INVOZ, e Manoel Oliveira, presidente do Conselho Administrativo do INVOZ. A ação também tem o apoio das empresas Assecre, da Quero Educação, da PSR Consultoria, da Avibras e da Dualsys, que está fazendo a revisão das máquinas e instalando o sistema operacional Linux.

Alunos beneficiados pela campanha

Na última terça-feria (22), com a ajuda de Eduardo Kenji Imagawa, diretor executido do CASDinho e alguns funcionários da instituição, Matsuo e Manoel Oliveira, presidente do Conselho Administrativo do INVOZ, entregaram pessoalmente alguns computadores aos alunos que foram benefiados na campanha. A doação foi feita com um número controlado de pessoas para respeitar o distanciamento social.

As alunas, Sarah Montuani Batagioti e Maria Eduarda Nonato Marques Flauzino, ambas com 14 anos, foram buscar os equipamentos no CASD. Elas estavam com bastante dificuldade em acompanhar as aulas on-line pelo celular.

Sarah Montuani Batagioti, aluna do CASD
Sarah Montuani Batagioti, aluna do CASD, foi uma das beneficiadas da campanha Meu Primeiro Computador

“O meu aparelho está com a bateria viciada, então não aguentava ficar muito tempo ligado. Esse computador vai me ajudar muito nos estudos, principalmente para as próximas provas de final de ano”, relata Sarah que prentede prestar o vestibular do ITA para engenharia aeronáutica.

“Durante a pandemia estava bem complicado, porque ficava difícil a leitura pelo celular. Agora, com o computador, vou conseguir ter acesso a outros cursos e pesquisas para os meus estudos” , afirma Maria Eduarda que pretrende fazer algum curso na área de comunicação na Universidade de Toronto, no Canadá.

Esse computador vai me ajudar muito nos estudos, principalmente para as próximas provas de final de ano”, diz Sarah Montuani Batagioti, que prentede prestar o vestibular do ITA para engenharia aeronáutica.

As duas alunas estavam acompanhadas de suas mães. Elas ficaram bastante emocionadas pela oportunidade e reconhecimento que o INVOZ e o CASD estavam proporcionando às suas filhas.

“Mesmo com as limitações, a Maria Eduarda estava se empenhando bastante em casa. O computador é o resultado de todo o esforço dela e vai vir para ajudar ainda mais nesse caminho que vem trilhando nos estudos”, diz Luana Nascimento, mãe de Maria Eduarda.

Além disso, as mães das alunas Larissa Maria de Souza de Oliveira, Emilayane Layne da Silva Cipriano e Anelise Cristine da Silva também receberam a doação das máquinas pelas mãos de Manoel e Emílio.

“Com essa campanha que participamos, nós tivemos a oportunidade de atender a necessidade do intelecto, que é o computador. Porém, quem acabou ganhando foi o CASD e o INVOZ que ajudaram a devolver um pouco para sociedade do muito que a gente recebeu nas nossas vidas”, conclui Oliveira.

Como doar

A configuração básica de um computador desktop para atender às necessidades dos estudantes é uma CPU Intel Core i3 ou similar, memória RAM de 4 gigabytes, disco rígido (hd) de 320 gigabytes, portas USB 3x, mouse e teclado, monitor de 19,5 polegadas e, no mínimo, sistema operacional Windows 10. A campanha também recebe notebooks com configuração semelhante, com telas entre 13 e 15 polegadas.

A entrega dos equipamentos para doações pode ser feita através da secretaria do CASD. Para quem não tiver condições de levar, será agendado um horário para que o CASD e o INVOZ recolham o equipamento. O telefone da secretaria do CASD é o (12) 3934.9386. O contato pode ser feito também com Eduardo Kenji (CASD) através do celular (12) 98192.8578 ou com Emílio Matsuo, do INVOZ, pelo número (12) 99737-7383. As empresas devem utilizar os mesmos canais para fazer suas doações.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: