Exposição

AEITA lança visita virtual à exposição em homenagem aos 70 anos do ITA

A AEITA (Associação dos Engenheiros do ITA) lançou, na última terça-feira (8), uma visita virtual à exposição “Asas para que te quero” e o livro homônimo escrito pelo jornalista José Guilherme Rodrigues Ferreira. Ambos remontam os 70 anos de história do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos (SP), completados em 2020.

Instalada no Parque Vicentina Aranha, também em São José dos Campos, a exposição reúne fotos, documentos, projetos, desenhos, e objetos que marcam a trajetória da instituição. A abertura estava prevista para começar no ano passado, mas foi adiada devido à pandemia da Covid-19. 

O vídeo com a visita virtual está disponível no canal da AEITA no YouTube. Também foi disponibilizada uma galeria de fotos da exposição na site #VicentinaNaSuaCasa. A visitação presencial será permitida após flexibilização das medidas restritivas.

A maioria das peças expostas faz parte de um acervo que estava praticamente ‘esquecido’ em uma sala do ITA. “Por acaso encontrei esse tesouro, arquivos e documentos históricos, fechado em uma sala”, conta Marcelo Dias Ferreira, diretor da AEITA e coordenador do projeto ITA 70 Anos, que resultou no livro e na exposição.

O ‘achado’ incluía cerca de 4.000 fotos, 2.000 plantas de projetos de alunos e professores, 20 mil documentos, e diversos objetos, como placas, medalhas e material escolar (réguas, jogos de testes psicológicos). O material foi digitalizado e catalogado pela associação.

 

Exposição
Réplica da farda de gala do Marechal Casimiro Montenegro Filho exposta no “Asas pra que te quero”, em São José – Foto: Lucas Lacaz Ruiz/A13/Divulgação

Curadoria

Convidado para avaliar o acervo e escrever o livro, o jornalista José Guilherme acabou fazendo também a curadoria da exposição. Ele disse que, além da preocupação com a informação histórica, sua intenção foi impregnar o ambiente de emoção.

Trabalhando em parceria com o designer Fabian Alonso, responsável pelo concepção estrutural e montagem, o jornalista dividiu a exposição em ‘vitrines’ temáticas e selecionou peças simbólicas para a mostra. 

José Guilherme cita como exemplo a réplica da farda de gala usada pelo Marechal Casimiro Montenegro Filho, e um documento de 1945, referente a uma palestra de Richard Harbert Smith, em que ele citava o  Brasil como futura potência aérea.  Smith era chefe do MIT (Massachussets Institute of Technology), em Boston (EUA), e se tornou o primeiro reitor do ITA.

Lançamento

A  exposição “Asas para que te quero” foi lançada por meio de uma live conduzida pelo jornalista Rui Gonçalves, diretor de Cultura do Invoz. Ele elogiou a decisão da AEITA de utilizar o Parque Vicentina Aranha para expor o acervo histórico do ITA. 

“Trazer essa exposição para um espaço público e democrático da cidade é super importante para ligar, afetiva e efetivamente, o ITA com a comunidade local”, disse Rui.

Além de Marcelo Dias, José Guilherme e Fabian, participaram da live o reitor do ITA, Anderson Ribeiro Correia, e o presidente da AEITA, Rafael Rosa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: