INVOZ e CASD antecipam início da campanha Meu Primeiro Computador

OINVOZ, em parceria com o Curso Alberto Santos Dumont (CASD), está antecipando a campanha de 2021 para arrecadação de computadores para estudantes. As máquinas serão usadas pelos alunos em situação de vulnerabilidade social na região de São José dos Campos (SP). No ano passado, o projeto Meu Primeiro Computador começou no dia 12 de agosto e distribuiu mais de 100 equipamentos. Neste ano, a campanha começa hoje e tem a meta de conseguir 70 máquinas para atender os alunos do CASD, que estão em ensino remoto. “Vamos permanecer em campanha até que tenhamos atendido todos os alunos”, explicou Emílio Matsuo, presidente do Conselho de Administração do INVOZ que liderou a iniciativa em 2020.

“Antes da campanha Meu Primeiro Computador, eu usava o notebook aqui em casa mesmo, mas era bem difícil. Ele só funcionava se estivesse na tomada o tempo inteiro ou desligava. Agora eu posso ter tranquilidade para estudar”, afirma Emilan Cipreano, de 14 anos, estudante do CASDinho. “Toda vez que eu entrava no navegador de internet ele simplesmente fechava porque a máquina não aguentava. O INVOZ trouxe esta oportunidade para quem não tem como comprar um novo”, explica Larissa Maria, que cursa o nono ano.

Onde doar

O CASD atua há 22 anos na cidade de São José dos Campos e já atendeu mais de 4 mil alunos oferecendo cursos de reforço e preparatórios para vestibulares em universidades. O cursinho popular atende cerca de 700 jovens de famílias de baixa renda na cidade. Por causa da pandemia de COVID, escolas e cursos preparatórios tiveram que migrar o sistema de ensino para o ambiente virtual e não há previsão ainda de os estudantes retornarem à normalidade.

Wagner Siqueira (esquerda) e Helder de Paula (direita) da empresa Dualsys responsável pela revisão dos computadores./ Foto: INVOZ/Arquivo.

A configuração básica de um computador para atender às necessidades dos estudantes é uma CPU Intel Core i3 ou similar, memória RAM de 4 gigabytes, disco rígido (hd) de 320 gigabytes, portas USB 3x, mouse e teclado, monitor de 19,5 polegadas e, no mínimo, sistema operacional Windows 10 ou similar. A campanha também recebe notebooks com configuração semelhante. Os computadores passam por revisão e atualização, em que softwares gratuitos são instalados.

O trabalho  de recuperação das máquinas é realizado gratuitamente pela empresa Dualsys. Ela também instala o sistema operacional Linux, usado em viagens espaciais da NASA, a gência espacial norte-americana. Wagner Siqueira, empresário da área de Tecnologia de Informação, contou que em 45 dias foram consertadas 100 máquinas.

Apoio de empresas

Além de pessoas que tenham uma máquina parada em casa, a campanha recebe doações de empresas que estejam renovando o seus parques tecnológicos. No ano passado, o INVOZ contou com o apoio de várias empresas e organizações, como a Assecre (Associação de Empresários das Chácaras Reunidas), General MotorsQuero EducaçãoPSR ConsultoriaAvibrasKPMG.

Voluntários coordenados por Emílio Matsuo, do INVOZ, recolhem 20 máquinas em SP em 2020. Foto: INVOZ/Arquivo.

A entrega dos equipamentos para doações pode ser feita através da secretaria do CASD. Para quem não tiver condições de levar, será agendado um horário para que o CASD e o INVOZ recolham o equipamento. O telefone da secretaria em São José dos Campos é o (12) 3934.9386. O ponto focal para a coleta de computadores é Victor Hugo de Oliveira Bastos, do CASD. O telefone é (85) 99120-0373. O contato pode ser feito também com o INVOZ, através do seu diretor de Educação, Fulvio Delicato. O celular dele é o (11) 996 022 661.

O que é o CASD

São mais de 90 professores voluntários, além dos que atuam nos setores administrativos. Toda a gestão é feita por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Tanto o CASD como o INVOZ, são associações sem fins lucrativos e tem como uma das áreas de atuação a educação para atender às necessidades da comunidade.

“Ao levar essa questão ao INVOZ, prontamente vários associados se dispuseram a ajudar, criando o Programa “Meu Primeiro Computador”, pela doação ao CASD dos equipamentos que estão nas casas e empresas, sem uso. Acredito que os computadores que receberemos nesse programa vai superar as necessidades do CASD, o que permitirá atender outros estudantes em São José dos Campos”, conclui Manoel de Oliveira, presidente de honra do INVOZ e membro do Conselho do CASD.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: