Emilio Matsuo assume presidência do Conselho de Administração do INVOZ

O INVOZ completa quatro anos de sua criação nesta quinta-feira (25) e terá um novo presidente do Conselho Administrativo que tomará posse hoje, às 18h30, em um evento virtual. Manoel Oliveira, que esteve à frente da organização entre 2017 e 2021, dará lugar a Emilio Kazunoli Matsuo, eleito para o próximo período de três anos.

“Fico honrado e agradecido pela confiança e oportunidade de continuar servindo e representando o INVOZ. Estou ciente da grande responsabilidade de levar para todos os cantos a cultura e os valores aeronáuticos, personificados pelo engenheiro Ozires Silva, pelo Manoel, Neide (presidente executiva) e todos os associados”, disse o novo presidente do Conselho.

Trajetórias

Matsuo é engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ele começou a sua carreia na Embraer, em janeiro de 1978, como engenheiro de desenvolvimento de sistemas embarcados. Durante os anos 80, 90 e 2000 recebeu tarefas de liderar projetos significativos para a empresa. Foi condecorado com a Medalha do Mérito Aeronáutico.

O ex-vice-presidente de engenharia da Embraer é ainda membro da Academia Brasileira de Engenharia Militar e da Academia Nacional de Engenharia. Faz trabalhos voluntários, como no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer (GACC), em São José dos Campos (SP), e é mentor na Stara, indústria de máquinas agrícolas.

Manoel Oliveira: “Sinto-me pleno pela oportunidade de ter contribuído “. Foto: Arquivo.

Novos desafios

“Deixo o Conselho mas não o INVOZ. A gente sempre fica onde o coração está”, afirma Manoel Oliveira, que seguirá como associado e também liderando projetos de interesse da organização. O ex-conselheiro é sócio-diretor do Grupo Sygma, da FTB Tecnologia e ocupa o cargo de Conselheiro do CASD Vestibulares, do Instituto Semear e do Centro de Desenvolvimento do Empreendedor Cego, iniciativas também desenvolvidas em São José dos Campos (SP).

Oliveira é engenheiro Civil, com formação nas áreas de Administração, Finanças e Logística pela Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), onde cumpriu missões internacionais nos Estados Unidos da América e na Itália, na implementação de acordos bilaterais. Na Embraer, foi vice-presidente executivo de Finanças. “Não poderia ser substituído por ninguém melhor que o Emílio. Agradeço a todos que me ajudaram a cooperar com essa obra grandiosa do INVOZ, em especial aos colegas do Conselho e à Neide e toda Diretoria Executiva”, disse.

Autonomia e maturidade

Para Neide Pereira Pinto, diretora-executiva, o INVOZ completa quatro anos da sua constituição e começa a ganhar autonomia e maturidade para fazer a transição a um novo patamar de atuação. Neide diz ainda que este trabalho é facilitado pela base sólida construída por Ozires Silva, fundador da Embraer e presidente de honra do INVOZ, por Manoel Oliveira, Paulo Claro e pelos demais fundadores do INVOZ.

“Os conselheiros e os diretores que assumem o compromisso para mais uma jornada de três anos sabem dos desafios que virão, mas contam com um número de associados altamente qualificados e dispostos a doar seus conhecimentos para desenvolver projetos e atividades nos segmentos da cultura, educação e empreendedorismo, que tragam benefícios para a sociedade”, explica. Além da posse de Emílio Matuso, assumem os novos conselheiros, diretores e suplentes para a gestão 2021-2024.

Pilares do INVOZ

O INVOZ tem três pilares para o desenvolvimento de suas atividades, projetos e eventos. A Educação, a Cultura e o Empreendedorismo. Suas ações podem ser resultados de iniciativas próprias ou de parcerias com instituições que tenham as mesmas finalidades básicas ou objetivos complementares. Qualquer entidade ou pessoa pode propor iniciativas que contribuam com o INVOZ.

A organização sem fins lucrativos busca preservar, difundir, defender e conservar o patrimônio cultural, histórico e artístico; promover o desenvolvimento da educação para todos os níveis; apoiar o desenvolvimento da indústria aeronáutica; promover o voluntariado; realizar estudos e pesquisas, desenvolver tecnologias alternativas, produzir e divulgar conhecimentos técnicos e científicos. Todas estas competências fazem parte do Estatuto do INVOZ, que você pode ler na íntegra aqui.

Além das pessoas interessadas em contribuir com seu trabalho voluntário e expertise, há oportunidades para empresas, através de patrocínio e apoios institucionais, em iniciativas que sejam relevantes e que promovem o fortalecimento da comunidade e do cluster aeoronáutico brasileiro. Para se associar ao INVOZ, basta preencher o formulário online, informando o seu perfil ou da sua empresa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: