O engenheiro e aviador Ozires Silva completa 90 anos de vida hoje. O aniversário é comemorado entre familiares, seguindo os protocolos sanitários para garantir que não haja contágio pelo coronavirus. Durante o ano de 2021, Ozires receberá diversas homenagens nacionais e internacionais. Até agora, ele soma 53 prêmios e condecorações em 15 países.
“O engenheiro Ozires Silva faz parte de uma geração de empreendedores brasileiros que transformou a indústria nacional, levando o Brasil a ser respeitado e admirado mundialmente”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “Sua visão empreendedora e, principalmente, a sua contagiante paixão pela inovação construíram o caminho para a Embraer se expandir de forma que poucos imaginavam estar hoje entre os maiores fabricantes de aeronaves do mundo”, afirmou.
Com ajuda de tanta gente boa, competente e inovadora, pudemos chegar até aqui” – Ozires Silva, em mensagem de agradecimento pelas homenagens que tem recebido.
O embrião para o surgimento da companhia foi a fabricação, pela Força Aérea Brasileira (FAB), do avião Bandeirante, no final da década de 1960. A equipe que trabalhou no projeto foi liderada por Ozires Silva, que estudou no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e viveu parte da sua carreira militar dentro do, então, CTA (Centro Tecnológico Aeroespacial), em São José dos Campos (SP), a 86 km da capital.
Para o Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) (como hoje é chamado o antigo CTA), Ozires Silva revolucionou a indústria aeronáutica brasileira.
“São 90 anos da história daquele que ousou sonhar, planejar, projetar e construir o primeiro avião genuinamente brasileiro, o Bandeirante, que mais tarde deu origem à EMBRAER, empresa nacional, que se tornaria a terceira maior indústria de aviação e referência mundial na produção de aviões civis e militares”.
Curta-metragem e homenagens
Nesta sexta-feira (8), a Embraer vai lançar o curta metragem “O voo do impossível”, dirigido por João Marcos Massote e Eduardo Nakamura. O filme conta a trajetória de Ozires, que falou sobre a animação. A exibição acontece a partir do meio-dia, em um ambiente virtual dedicado, no website da Embraer, e também estará disponível nas mídias sociais da empresa.
“A vida do engenheiro Ozires Silva é marcada pela sua capacidade de inspirar talentos. Durante mais de 50 anos de convivência pudemos assegurar que ele é o verdadeiro líder natural pelo exemplo”. A afirmação é do presidente do Conselho de Administração do INVOZ, Manoel Oliveira. “Essa liderança é potencializada pelo atributo da humanidade desde o início de sua carreira, quando apoiava as comunidades ribeirinhas da Amazônia, voando o “Catalina”, diz.
Para Neide Pereira Pinto, diretora-presidente do INVOZ, “Ozires é uma pessoa predestinada às grandes realizações, porque é um ser completo e que reúne todos os requisitos de humanidade e profissionalismo”. Ela o conheceu há 39 anos. “Com a sua simplicidade conquista corações e aliados para seus projetos e ainda nos faz sentir pessoas iguais a ele pela forma carinhosa com que nos trata”.
O aniversariante completa nove décadas de existência ainda muito ativo. Ele é Presidente de Honra do INVOZ e, a partir de 2018, passou a atuar como chanceler da universidade e presidente do Conselho Estratégico da Ânima Educação, chanceler da Universidade São Judas e patrono dos cursos de Engenharia e Aviação do Ecossistema Ânima.