Os estudos do Freejet devem ser congelados em dezembro de 2020

“Os estudos do Freejet devem ser congelados em dezembro de 2020”

Segundo o site Aeroin, o desenvolvimento do projeto de aeronave de fuselagem ultra-larga e três corredores de assentos para passageiros, denominado Frigate Ecojet, recentemente rebatizado de Freejet, está em decisão arriscada. Isso porque os estudos devem ser congelados em dezembro de 2020, revelou o chefe da empresa Rosviaconsortium ao AeroTime News, nessa semana.

Ainda segundo o site, a mudança nos planos de desenvolvimento da aeronave se deve às incertezas quanto ao futuro da aviação comercial impostas pela pandemia. Ainda que o projeto não tivesse saído do papel, a empresa disse que estava trabalhando na criação de um centro de engenharia que implementaria as mais novas tecnologias ao design diferenciado do jato. Depois disso, seria construído um protótipo em escala para testes em túnel de vento.

Além disso, o site diz que o projeto em si não é novo e remonta de décadas atrás, mas foi repaginado pela iniciativa privada, que viu uma oportunidade de aplicar as novas tecnologias na tentativa de viabilizar o projeto.

“Em relação a capacidade de passageiros, acho que esse avião está indo na contramão, pois até os próximos 5 anos, estaremos ainda a 80% do tráfego de passageiros – em relação a antes da pandemia – , e não sabemos ainda como será o crescimento real após esse período” , diz Emílio Matsuo, conselheiro do INVOZ.

Veja a reportagem completa publicada na AeroTime News aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: