O INVOZ vai fazer uma live com o presidente da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), general Valdemar Barroso, e o diretor de Inovação, Alberto Dantas. Eles discutirão com o coronel Júlio Shidara, presidente da AIAB (Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil), onde e como buscar recursos para o setor. A live será no dia 26 de outubro, das 20h00 às 21h00. A transmissão acontecerá pelo canal do INVOZ no Youtube, o INVOZES. A mediação do debate ficará a cargo do jornalista Rui Gonçalves, diretor de Cultura do INVOZ.
“Entendemos que a FINEP poderá, efetivamente, nos oferecer alternativas e novas possibilidades para encontrarmos boas soluções para a Base Industrial Aeroespacial e de Defesa, no período pós-pandemia de coronavírus”, afirma Kleber Grasso, diretor de Empreendedorismo do INVOZ e coordenador da atividade. Para ele, “toda a humanidade se vê fortemente desafiada a obter novos aprendizados, promover novas iniciativas e praticar novos hábitos”.
O que é a FINEP
A FINEP é vinculada ao MCTI (Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação). Ela é uma empresa pública brasileira de desenvolvimento com sede no Rio de Janeiro. O general Valdemar Barroso, que a preside, tem graduação em engenharia mecânica e mestrado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), onde também foi comandante (reitor) de 2014 a 2017.
Barroso foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), chefe da Seção de Ciência e Tecnologia do Departamento de C&T do Exército e da Comissão de Acompanhamento e Testes de Compra de Viaturas Blindadas Leopard pelo Exército Brasileiro, na Bélgica. Possui curso de Altos Estudos Militares de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército.
Dantas, diretor do Inovação da FINEP, é engenheiro mecânico e de automóveis pelo Instituto Militar de engenharia, com mestrado e doutorado em engenharia mecânica pela Universidade de Brasília (UnB). Ele foi docente na Universidade Católica de Brasília por 17 anos. Trabalhou no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) como engenheiro sênior de sistemas e na Fundação Getúlio Vargas como coordenador de Engenharia de Custos nas atividades de infraestrutura de construção civil.
Possui experiência na área de engenharia mecânica, fabricação, gerenciamento de unidades fabris e assessoria em assuntos de motomecanização (viaturas militares e afins) para o Alto Comando do Exército, onde permaneceu como Oficial por mais de 30 anos.
Já o presente da AIAB, Júlio Shidara, é engenheiro eletrônico pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Coronel engenheiro da reserva da FAB (Força Aérea Brasileira), dedicou a maior parte da carreira profissional a projetos de modernização da organização, atuando junto à COPAC (Comissão Coordenadora do Programa da Aeronave de Combate), do DCTA.