Hoje (10), o INVOZ entregará 17 computadores para alunos de baixa renda do Curso Alberto Santos Dumont (CASD). No último sábado (05), o diretor de pratrimônio do INVOZ, Pedro Ferraz Pereira, trouxe, do Rio de Janeiro, 20 computadores doados pela empresa PSR Consultoria. Essa doação faz parte da campanha Meu Primeiro Computador, lançada há quase um mês.
A meta, nesta primeira fase, é conseguir 70 máquinas para distribuir aos estudantes em situação de vulnerabilidade social, na região de São José dos Campos (SP). No entanto, segundo Emílio Matsuo, um dos coordenadores da campanha e membro do INVOZ, esse objetivo pode ultrassar e chegar a quase 100 computadores.
Nessa próxima entrega, além da participação do Emílio, também estarão presentes a Neide Pereira Pinto, diretora-presidente do INVOZ, e Manoel Oliveira, presidente do Conselho Administrativo do INVOZ. A campanha conta com o apoio da Assecre, da Quero Educação, da GM do Brasil, da Avibras e da KPMG. As máquinas foram revisadas pela Dualsys.
“É com muita alegria que faremos a entrega de mais um lote de computadores para os alunos do CASD, fruto da nossa campanha Meu Primeiro Computador. Com isto, nos aproximamos da meta estabelecida para a primeira fase, que é atender todos os alunos que possuem internet, mas não conseguem assistir as aulas on-line pela falta de equipamentos”, diz a diretora-presidente.
Como doar
A configuração básica de um computador desktop para atender às necessidades dos estudantes é uma CPU Intel Core i3 ou similar, memória RAM de 4 gigabytes, disco rígido (hd) de 320 gigabytes, portas USB 3x, mouse e teclado, monitor de 19,5 polegadas e, no mínimo, sistema operacional Windows 10. A campanha também recebe notebooks com configuração semelhante, com telas entre 13 e 15 polegadas.
A entrega dos equipamentos para doações pode ser feita através da secretaria do CASD. Para quem não tiver condições de levar, será agendado um horário para que o CASD e o INVOZ recolham o equipamento. O telefone da secretaria do CASD é o (12) 3934.9386. O contato pode ser feito também com Eduardo Kenji (CASD) através do celular (12) 98192.8578 ou com Emílio Matsuo, do INVOZ, pelo número (12) 99737-7383. As empresas devem utilizar os mesmos canais para fazer suas doações.
Sobre o Casd
O CASD atua há 22 anos na cidade de São José dos Campos e já atendeu mais de 4 mil alunos oferecendo cursos de reforço e preparatórios para vestibulares em universidades. O cursinho popular atende cerca de 700 jovens de famílias de baixa renda na cidade.
Devido à pandemia, escolas e cursos preparatórios tiveram que migrar o sistema de ensino para o ambiente virtual. No CASD essa realidade não foi diferente. “Temos mapeados 45 alunos que não conseguem assistir às aulas do CASD por falta de equipamento adequado, mas que possuem acesso à internet”, afirma Eduardo Kenji Imagawa, diretor executivo do CASDinho. Segundo ele, bastaria um dispositivo funcional para que os estudantes tivessem condições de assistir às aulas.
São mais de 90 professores voluntários, além dos que atuam nos setores administrativos. Toda a gestão é feita por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Tanto o CASD como o INVOZ, são associações sem fins lucrativos e tem como uma das áreas de atuação a educação para atender às necessidades da comunidade.