O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em parceria com o INVOZ, CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e com empresários do setor industrial, passou a oferecer qualificação profissional gratuita voltada para o setor aeroespacial. Com um investimento inicial de R$ 40 milhões em equipamentos e softwares, o projeto foi criado levando em consideração as necessidades do segmento apresentadas pelos empresários do ramo.
Com base em pilares como empreendedorismo, educação e cultura aeronáutica, o INVOZ busca transformar ideias em ações práticas para um mundo melhor. “O SENAI é um mecanismo que habilita a competitividade da indústria aeroespacial, promove a educação e a cidadania nos alunos, trazendo desenvolvimento social, o que se alinha com nossa missão”, afirma Luís Pasquotto, diretor de Empreendedorismo da associação.
Para Mauro Ferreira, conselheiro do INVOZ, a manutenção desse curso é de suma importância para o Brasil – que possui a terceira maior fabricante de aviões do mundo: a Embraer. A empresa tem uma participação significativa no equilíbrio da balança comercial, que está em pleno crescimento, e tem como objetivo dobrar suas exportações até 2025. “Para um país crescer, é preciso investir em tecnologia, e o curso surge para suprir a necessidade de mão de obra qualificada nesta área”, diz Ferreira.
Um dos desafios, agora, é incentivar a participação dos jovens. Segundo o conselheiro do INVOZ, o salário oferecido para a função é maior que a média de mercado, o que já é um grande atrativo. “O projeto é importantíssimo para as empresas do setor aeroespacial e todas as outras que precisam dessa mão de obra de usinagem. Nosso objetivo é preparar aprendizes para serem os melhores nessa área, mas também precisamos da colaboração das empresas para que ‘acolham’ esses alunos’’, finaliza Maurício Ogawa, diretor do SENAI.
Sobre o curso
O Curso de Usinagem Aeroespacial, com carga horária estimada em 3.600h distribuídas em dois anos, funciona em período integral e é gratuito. As inscrições para as turmas, que começam na primeira semana de agosto, podem ser feitas por meio de um processo seletivo no site saojosedoscampos.sp.senai.br/curso/95233/302/mecanico-de-usinagens-especiais. Atualmente, o curso está disponível nas escolas SENAI de São José dos Campos, Botucatu e Campinas.
O programa traz dois cursos, ambos em regime integral e cada um deles com duração de um ano. O primeiro, denominado Usinagens Especiais, já configura uma formação sólida que permite ao concluinte ingresso imediato no mercado de trabalho, atendendo todos os segmentos de usinagem com foco nas tecnologias CAD, CAM e CNC.
Os alunos com melhores desempenhos serão selecionados para o segundo curso, chamado Usinagem Aeroespacial, que reforça e aprofunda todos os conceitos trabalhados no primeiro e coloca o aluno em contato com materiais nobres característicos do segmento aeroespacial, como titânio, aço inox e ligas de alumínio aeronáutico.
Reunião com empresários do setor
Na última quarta-feira (16), representantes do INVOZ, do CIESP e do SENAI se reuniram para apresentar o curso de Usinagens Especiais aos empresários do setor e estimular a contratação de aprendizes pelas empresas.
A reunião, que contou com a participação de representantes da Embraer e empresários do setor, foi importante para debater caminhos por meio de métodos para a contratação de mais jovens aprendizes do projeto.
MDOV Comunicação e Marketing Digital
Atendimentos: Bruno Dal Ava (16) 9-9244-5773 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326
E-mails: redacao2@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Site: www.milagredoverbo.com.br | Facebook: milagredoverbocomunicacao
Twitter: @milagredoverbo | Instagram: @milagredoverbo