São José divulga relatório sobre estudos para concessão do aeroporto

APrefeitura de São José dos Campos publicou o relatório da comissão que avaliou os estudos técnicos que vão embasar a futura concessão do Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf.  A Administração Municipal pretende apresentar os estudos à população por meio de audiências públicas em agosto.

A expectativa é que o lançamento do edital de concorrência pública para a concessão do terminal seja lançado em setembro.

De acordo com a prefeitura, o Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf tem capacidade para receber até 2,7 milhões de passageiros por ano e potencial para movimentação de cargas. Em 2013, o terminal recebeu investimentos de R$ 16 milhões para sua modernização.

Os estudos técnicos foram elaborados pelo consórcio GCA (Grupo de Consultores em Aeroportos). Com cerca de 1.700 páginas, o documento está dividido em quatro capítulos: engenharia e afins, estudo de mercado, estudo ambiental e avaliação econômico-financeira.

Apontamentos

Os apontamentos feitos ao documento foram realizados pela comissão de avaliação. O grupo é formado por membros da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, da Assessoria de Projetos Especiais e da sociedade civil, incluindo representantes da Fatec de São José dos Campos, do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), e da AIAB (Associação da Indústrias Aeroespaciais do Brasil).

O relatório e os apontamentos feitos pela comissão podem ser consultados na página da Prefeitura de São José dos Campos através deste link ou no site do PPI, no menu Legislação.

Cronograma

A entrega dos estudos técnicos é mais uma etapa importante na concessão do aeroporto, municipalizado em dezembro de 2020 por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Infraestrutura.

A previsão é de que todo o processo seja concluído ainda este ano. A concessão do aeroporto faz parte do Plano de Gestão 2021/2024 e integra o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos).

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: