Caça MiG-31 com míssil hipersônico

Rússia anuncia assinatura de contratos para modernização dos caças MiG-31k

O Ministério da Defesa russo contratou a MiG Corporation para atualizar sua frota de caças MiG-31. Dois contratos relativos à modernização das aeronaves foram assinados no final de agosto.

A notícia foi divulgada pelo site Cavok nesta quinta-feira (8). Leia aqui a reportagem.

Um dos contratos assinados é para a atualização de caças-interceptores MiG-31K que são capazes de transportar mísseis hipersônicos “Kinzhal”. O outro contrato estatal é para modernizar a aeronave MiG-31 para a configuração MiG-31BM, disse a fabricante.

De acordo com a reportagem, os documentos foram assinados, durante o Fórum ARMY-2021, por Alexey Krivoruchko, vice-ministro da Defesa, e Andrey Gerasimchuk, diretor da MiG Corporation

O “Army-2021” é um Fórum Técnico Militar realizado com apoio do Ministério da Defesa da Federação Russa.

O fabricante de série da aeronave MiG-31 é a fábrica de aeronaves Nizhny Novgorod “Sokol” do RAC “MiG”.

Modernização

A eficiência do MiG-31BM modernizado é 2,6 vezes maior do que o MiG-31 básico. O alcance máximo de detecção do caça para alvos aéreos foi aumentado na atualização para 320 km.

O caça tinha a capacidade de rastrear automaticamente até dez alvos, e as unidades mais recentes podem rastrear até 24 alvos e, simultaneamente, engajar até oito alvos.

O computador embarcado Argon-K será substituído pelo novo Baget 55-06 que seleciona quatro alvos de maior prioridade, que são simultaneamente engajados por mísseis ar-ar de longo alcance.

Segundo a publicação no site Cavok, um novo míssil de longo alcance com velocidade de Mach 6 e alcance de até 400 km (250 mi) será desenvolvido durante o processo de modernização para uso com o MiG-31 recém-modernizado. O MiG-31BM tem capacidade multifunções, pois é capaz de usar mísseis anti-radar, ar-navio e ar-solo. Possui ainda alguns dos aviônicos unificados com o MiG-29SMT e tem uma sonda de reabastecimento.

Ainda de acordo com a reportagem, o MiG-31BM quebrou o recorde mundial ao passar sete horas e quatro minutos no ar enquanto cobria a distância de 8.000 km.

Já o MiG-31K é a variante modificada do MiG-31BM capaz de transportar mísseis hipersônicos Kh-47M2 Kinzhal. Com essa modificação e com a remoção do APU para mísseis ar-ar, a aeronave ganhou um papel único de aeronave de ataque.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: