Profissionais que buscam recolocação devem se cadastrar em redes sociais

Os profissionais que buscam se recolocar no mercado de trabalho devem se cadastrar nas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e principalmente no LinkedIn, para aumentar as suas chances de recontratação.  Mais de 2,5 mil pessoas devem ser demitidas no cluster aeroespacial brasileiro, como consequência da crise gerada pela pandemia de coronavírus, mas há empresas que estão contratando e setores que crescem no momento.

A Nella Linhas Aéreas, por exemplo, publicou três oportunidades de trabalho para funções de lideranças administrativa e operacional, no LinkedIn, durante esta semana. Segundo a empresa, as vagas foram fechadas para análise dos mais de 3 mil currículos recebidos em cinco dias. Já a Brasil Vida Táxi Aéreo está contratando comandante Lear Jet com habilitação (LR30) válida, devido à impossibilidade de treinamento com simulador durante a pandemia.

De acordo com a empresa, os interessados devem encaminhar seus currículos até sexta-feira (11). Todas as informações sobre requisitos e benefícios sobre a oferta de trabalho estão divulgadas no Instagram. A Brasil Vida é especialista em prestação de transporte Aeromédico e fretamento aéreo executivo, atuando há 16 anos no mercado em todo território mundial.

Opotunidade de emprego

O INVOZ busca promover o reaproveitamento desses profissionais que estão disponíveis no mercado através da plataforma Talentos INVOZ . Já são 88 currículos cadastrados desde a sua criação, em 1o. de maio deste ano. A ferramenta de recolocação profissional é gratuita e está disponível em invoz.org/talentos para todos os que procuram uma nova oportunidade no mercado.

O Talentos é um serviço especializado de intermediação de mão-de-obra desenvolvido pelo INVOZ. Seu objetivo é atender profissionais e empresas na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. O sistema funciona como uma espécie de banco de talentos, garantindo que o potencial tecnológico da região seja preservado, mesmo em momentos de crise, e também abrindo novas oportunidades para os interessados. Você pode saber mais sobre como se cadastrar clicando aqui.

Aproveitamento em outros setores

“Muitas empresas que não são do setor aeronáutico podem se interessar em contratar profissionais altamente especializados que têm no seu DNA a cultura da qualidade e da excelência aeronáutica”, afirma Manoel Oliveira, presidente do Conselho de Administração do INVOZ. “Um exemplo disto são as ligadas ao agronegócio, explica Emílio Matsuo, ex-vice-presidente de engenharia da Embraer e membro também do INVOZ. A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) registra crescimento de 8,7% nos pedidos em julho comparado com o mesmo mês do ano passado.

Segundo a agência de notícias Reuters, o Índice de Gerentes de Compras (PMI) da indústria brasileira alcançou em julho o maior nível desde o início da pesquisa realizada pela IHS Markit, provedora inglesa de informações globais, em fevereiro de 2006. O crescimento é de 58,2%. O índice de emprego aumentou 52,3%. Já a produção cresceu 62,4%. Cerca de 80% das pessoas entrevistadas dizem que confiam no crescimento da economia.

Demissões no cluster

O presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, diz que “este é o pior resultado que tivemos em mais de 20 anos”, após a empresa anunciar a demissão de 2,5 mil funcionários nas fábricas do Brasil. O motivo é a consequência de uma crise de proporções globais causados pela pandemia de Covid-19 e pelo cancelamento da parceria com a Boeing.

“Tudo isso está nos afetando gravemente. Alguns de nossos clientes, especialmente as companhias aéreas, adiaram seus pedidos, o que nos levou à redução de 75% das entregas na aviação comercial no primeiro semestre de 2020 em comparação ao mesmo período de 2019. Além disso, a situação se agravou com a duplicação de estrutura para atender a separação da aviação comercial, em preparação à parceria não concretizada por iniciativa da Boeing”, afirma Neto.

De acordo com a Embraer, serão 1,6 mil desligamentos em adesões ao Plano de Demissões Voluntárias que foi encerrado na quarta-feira (2), e mais 900 cortes para ajuste do quadro de funcionários.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: