Primeiros profissionais do curso pioneiro de usinagem aeroespacial ingressam no mercado de trabalho

O Senai de São José dos Campos comemora o sucesso da turma dos Cursos de Usinagens voltados especificamente para o segmento aeroespacial, que são: Usinagens Especiais e Usinagem Aeroespacial. Os cursos foram desenvolvidos com o apoio do INVOZ, que detectou a necessidade de ter esses profissionais nas regiões onde existem empresas ligadas ao setor e disponibilizou profissionais de empresas parceiras para a formação de conteúdo técnico, sendo elas: Globo Usinagem, Graúna, Usimaza, Lanmar, Vemax, Aerocris, STB e WF Estruturas.

Em meados de 2022, o Senai de São José dos Campos formou as primeiras turmas do curso pioneiro Usinagens Especiais, em que se formaram 39 alunos, dos quais 32 já iniciaram o próximo curso, denominado Usinagem Aeroespacial.

Além disso, muitos alunos ao final do primeiro curso foram captados pelo mercado de trabalho.

“O interessante é que este movimento acontece mesmo antes da formação completa dos alunos. O mercado já tem demandado a mão de obra que está sendo formada por este projeto”, explicou Maurício Ogawa, diretor do Senai de São Paulo. 

O Senai está de portas abertas para as empresas do cluster aeroespacial que necessitem dos profissionais formados pela entidade. Basta entrar em contato: em São José dos Campos (12) 3519-4850; em Campinas (19) 3772-1840 e em Botucatu (14) 3811-3600.

Atualmente, a unidade do Senai de São José dos Campos, que foi a escola pioneira neste projeto, está trabalhando com duas turmas de Usinagens Especiais e duas de Usinagem Aeroespacial. Os cursos também foram levados para as unidades do Senai de Campinas e Botucatu.

“Nestas cidades as turmas foram iniciadas posteriormente às da escola de São José dos Campos; por este motivo, neste momento temos turmas somente no curso de Usinagens Especiais. Assim que os alunos se formarem, iremos oferecer o curso de Usinagem Aeroespacial, que seria a continuidade do aprendizado para os interessados”, complementou Ogawa.

Cursos em 2023

A direção do Senai reforça que cada escola tem um calendário de inscrição. Para o primeiro semestre de 2023, as inscrições já foram concluídas. Mas os interessados em cursar no segundo semestre de 2023 devem ficar atentos à abertura das vagas. É importante que o acompanhamento seja feito direto no site de cada unidade, acessando os endereços:

https://saojosedoscampos.sp.senai.br/

https://campinas.sp.senai.br/

https://botucatu.sp.senai.br/

As aulas nas unidades de Campinas e Botucatu começam em janeiro de 2023, e em São José dos Campos serão iniciadas no meio do ano.

Sobre os cursos

O projeto de formação de mão de obra para a indústria aeronáutica tem formação completa em dois anos, sendo dividido nos dois cursos de Usinagens Especiais e Usinagem Aeroespacial, cada um deles com duração de um ano.

Usinagens Especiais:  envolve todos os conceitos básicos de fabricação mecânica já considerando as características da indústria aeronáutica.

Usinagem Aeroespacial: aprofunda os conceitos relacionados à cultura aeronáutica associados a recentes tecnologias de fabricação mecânica, com utilização de softwares de última geração, máquinas CNCs Multieixos e usinagens de materiais espaciais, como Inox 15-5PH, Titânio 6AL4V e Alumínio 7075 T6.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: