Por sua obra, Ozires Silva foi homenageado pela Fundação Dom Cabral

Nesta terça-feira (19/03), a Fundação Dom Cabral fez uma homenagem ao seu Conselheiro Honorário, Ozires Silva, com a apresentação do Troféu Ozires Silva, criado pelo arquiteto Gustavo Penna. A homenagem foi realizada após a Reunião do Conselho Curador da FDC e contou com as presenças do filho Arnaldo Bueno Silva e da neta do fundador da Embraer, Marta de Mesquita Silva Viganô. A homenagem aconteceu no campus da Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (MG).

O Cofundador e Presidente da Diretoria Estatutária da Fundação Dom Cabral, Emerson de Almeida ressalta que “ao longo da trajetória da FDC, podemos destacar vários momentos em que a atuação de Ozires Silva foi um diferencial para a nossa instituição, como o seu apoio na consolidação do Centro de Tecnologia Empresarial – CTE. O Troféu Ozires Silva foi criado para estimular e agradecer pessoas que como Ozires, buscam apoiar e desenvolver novas ideias, especialmente as que contribuam para o desenvolvimento da educação e do nosso país. Ao entregar este Troféu, reconhecemos e agradecemos não apenas os ensinamentos que ele nos transmitiu, mas também o seu companheirismo, apoio, incentivo e parceria, que conquistaram nosso respeito e admiração”, afirma.

Marta de Mesquita Silva Viganô salientou que “a criação deste troféu como homenagem ao meu avô representa a convergência dos pensadores que participaram da construção da Fundação Dom Cabral. É um legado que constrói o futuro. Percebemos o carinho que a FDC tem pelo meu avô. Aprendemos com ele, pelo exemplo, a importância da educação”, agradeceu emocionada.

Há 47 anos, a Fundação Dom Cabral (FDC) tem se dedicado à construção de uma instituição que promove o desenvolvimento de pessoas e organizações em prol de uma sociedade mais justa e sustentável. O Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo e Emerson de Almeida lideraram a mobilização da comunidade mineira e buscaram influenciar líderes em todo o Brasil para construir uma instituição educacional relevante. Essas lideranças inspiradoras uniram pessoas em cada fase da história do Brasil e da FDC, todas compartilhando a crença no poder transformador da Educação.

Foi por meio do sonho de contribuir para o desenvolvimento da sociedade através da educação que a história da FDC se entrelaçou com a de Ozires Silva, fundador da Embraer. Ao longo dos anos, ele foi um parceiro fundamental da FDC, desempenhando um papel essencial na criação e consolidação do Centro de Tecnologia Empresarial (CTE). O objetivo do CTE era proporcionar às organizações uma liderança empresarial moderna, voltada para as mais recentes técnicas de gestão. Ozires também foi membro do Conselho Curador, a instância máxima de governança da instituição, por 27 anos, garantindo sua longevidade e preservando seus valores e propósitos. Desde 2015, Ozires é Conselheiro Honorário da FDC, e sua presença e contribuições permanecem enraizadas na cultura e na história da instituição.

Ozires é um visionário cujas invenções, questionamentos e entusiasmo transformaram a aviação, colocando a indústria brasileira em um patamar de excelência. Sua perseverança, audácia e liderança influenciaram diversas instituições em todo o Brasil. O Troféu Ozires Silva é a representação destes sentimentos e um reconhecimento da FDC às pessoas e instituições que, como Ozires, se dedicam a transformar a sociedade por meio de iniciativas de impacto positivo para o mundo.

Essa homenagem especial, representada pelo Troféu Ozires Silva, é uma celebração da admiração que ele nos desperta e de sua constante inspiração. Busca eternizar o seu legado para as próximas gerações, homenageando líderes que contribuem para o desenvolvimento do país nos campos da Educação, Inovação, Empreendedorismo e Inclusão Social. A partir de 2025, o Troféu será concedido anualmente como parte do “Encontro Institucional com a Comunidade da FDC” , um momento de compartilhamento sobre a evolução da instituição e reflexão sobre os próximos anos.

Desenvolvido pelo renomado arquiteto e urbanista Gustavo Penna, também membro do Conselho Curador da FDC, o Troféu Ozires Silva é uma obra com base em aço, com uma torre de 35 centímetros de altura, composta por várias facetas inspiradas em características distintivas de Ozires: verticalidade, integridade, criatividade, generosidade, coragem e transparência. Ele é um símbolo de alguém que olha para o alto, para o longe, para o futuro e para os desafios, e que os supera.

Ozires venceu todos os desafios e desempenhou um papel crucial na história da Fundação Dom Cabral e, principalmente, na história do nosso país. Sua trajetória é marcada por inovação, coragem, força e, acima de tudo, fé no Brasil e na educação.

Informações da Fundação Dom Cabral

Fonte: https://aeroin.net/por-sua-obra-ozires-silva-foi-homenageado-pela-fundacao-dom-cabral/

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: