O diretor do PqTec, Marcelo Nunes (centro), com secretário Marcos Degaut (Seprod) e o general Duizit Brito (DECTI) - Foto: Divulgação/PqTec

PqTec de São José assina protocolo que estimula inovação

Um protocolo de intenções para estimular inovação e tecnologia na Base Industrial de Defesa foi assinado pelo Ministério da Defesa,  APTSJC (Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos) e a FINATEC/UnB (Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília) na última segunda-feira (13). A APTSJC é responsável pela gestão do PqTec (Parque Tecnológico de São José dos Campos).

O evento de assinatura do protocolo foi divulgado pelo PqTec nesta terça-feira (14). Leia aqui a íntegra da notícia.

O diretor-geral do Parque Tecnológico São José, Marcelo Nunes,  disse que os protocolos fortalecem o compromisso com o Estado brasileiro. “A grande importância foi enaltecida por todas as empresas, sejam startups, sejam empresas ligadas ao setor de defesa, no sentido de conectar as demandas tecnológicas estratégicas do País e também de negócios gerados”, afirma.

O diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI), general Luiz Antônio Duizit Brito, fez a abertura do evento. Ele enfatizou a importância da assinatura desses protocolos para a inovação.

“Foi dado mais um passo na execução do plano estratégico, com ênfase na tríplice hélice [conceito dado quando empresa, academia e governo contribuem para a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico do país] no fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID) e o atingimento da independência tecnológica”,  disse o general.

Autonomia Tecnológica

Para o diretor-presidente da FINATEC/UnB, Augusto César de Mendonça Brasil, esse protocolo gera benefícios diretos não só na sociedade civil, mas na área da defesa, das instituições, na academia e startups.

Finalizando o evento, o secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (SEPROD), Marcos Degaut Pontes, ressaltou que os protocolos ajudam a gerar ecossistemas adequados ao desenvolvimento de negócios, produtos e autonomia tecnológica.

“Serviços que vão nos conceder um grau cada vez maior de autonomia tecnológica. Que vão nos permitir gradativamente diminuir a dependência que ainda temos de produtos estrangeiros”, enfatizou Marcos Degaut.

Prestigiaram, ainda, a solenidade, o chefe de Assuntos Estratégicos, general de Exército Eduardo Antônio Fernandes; o secretário de Pessoal, Ensino e Desporto, tenente brigadeiro do ar Jeferson Domingues de Freitas; entre outras autoridades militares e civis.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: