No evento organizado pelo INVOZ em homenagem aos 92 anos de Ozires Silva, no dia 11 de janeiro de 2023, no Museu Aeroespacial Brasileiro em São José dos Campos, entre as inúmeras homenagens, uma foi em estilo musical. O DCTA deu a missão para o 1° Tenente Músico, Betovem Dias, que fez a composição do “ Menino de Bauru”, com voz da 2° Sargento Rebeca.
“ A melodia e harmonia surgiram naturalmente após a letra, à medida que eu dava forma musical aos versos. A gravação foi feita em etapas, instrumento por instrumento, e culminou com a gravação da voz da Sargento Rebeca, que deu um toque todo especial à composição. Após toda a etapa de composição, arranjo, produção e gravação, foi muito gratificante ouvir a música por completo. A ideia era realmente compor algo que fosse emocionante e que pudesse resumir em poucos versos parte da trajetória de Ozires Silva”, contou Betovem Dias.
A canção é sobre o sonho de um menino do interior, dentre tantos no Brasil, que possuía o desejo de voar. Com muito estudo e dedicação, superou as dificuldades de sua época e formou-se engenheiro aeronáutico pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), na turma de 1962. Ozires Silva, com seu pioneirismo e genialidade, sempre acreditou que o Brasil, país do Pai da Aviação, seria capaz de produzir aviões. Assim, dedicou-se à engenharia aeronáutica e tornou possível a fabricação da aeronave Bandeirante, avião que deu origem à EMBRAER.
“O DCTA vislumbrou a possibilidade de eternizar, em uma música, a nossa homenagem ao senhor Ozires Silva, cujo nome já é uma referência e traz um grande legado. Diante disso, fizemos essa inovação como uma forma de eternizá-lo de uma maneira bastante singela e marcante”, falou Coronel Fontes.
Realmente a música exibida em vídeo emocionou todos os presentes na comemoração. Para pontuar esse momento, o diretor-geral do DCTA, o Tenente-Brigadeiro do Ar, Maurício Augusto Silveira de Medeiros, entregou para a filha de Ozires Silva, Ana Maria Bueno Silva Pinheiro, um quadro com a letra e partitura da canção.
Vídeo: https://m.youtube.com/watch?v=VJ5NxuxwDx8
A família também recebeu nesse dia outros tipos de homenagens. A neta de Ozires Silva, Ana Márcia Silva Pinheiro Royo, recebeu das mãos do prefeito de S. José dos Campos, Anderson Farias, uma placa com a gravação de um dos símbolos de desenvolvimento da cidade: o Arco da Inovação, da Ponte Estaiada Juana Blanco.
O próprio INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro, associação que tem como mentor Ozires Silva, fundador e ex-presidente da Embraer, fez uma homenagem em audiovisual, em que reuniu falas de amigos, de pessoas de relacionamento dele e personalidades convidadas. O vídeo contou um pouco da vida de Ozires Silva, que nasceu em Bauru, interior de São Paulo, sobre o sonho de menino e a trajetória pioneira de Ozires em dar início à indústria de aeronaves no Brasil, que seria uma das mais importantes do mundo. O roteiro foi escrito por Rui Gonçalves, diretor de cultura do INVOZ.
“Fizemos um vídeo homenagem que fosse voltado para este lado humano de Ozires Silva. Um registro com pessoas íntimas, que conviveram ou convivem com o Ozires, que gosta de ouvir histórias e de conversar. Reunimos pessoas que o admiram por todas as suas versões, as quais levam-no a ser um homem tão admirado por todos, seja por sua gentileza, seu empreendedorismo, seu conhecimento ou sua amizade”, contou Neide Pereira Pinto, presidente do INVOZ.
O DCTA, INVOZ, EMBRAER, RÖDL& PARTNER e ÂNIMA EDUCAÇÃO foram os responsáveis pela realização do evento em comemoração ao aniversário de Ozires Silva, com apoio das instituições RDC – Construtora e Incorporadora, Pratt & Whitney Canadá, Power Pack – Representações e Comércio LTDA e BL TZ – Broadcast.
Assessoria de Comunicação – Solução Textual – Renata Vanzeli (12)99768-0799.