A edição em inglês do livro de Ozires Silva Take Off – Think Big (Editora Somos,2021) está a venda, a partir de hoje, na Amazon.com.br. A obra disponibilizada agora na principal livraria online do mundo teve o seu pré-lançamento no dia 26 de março, em um evento virtual que reuniu mais de 30 pessoas de três países. Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer; Irene Makris, vice-presidente de Marketing e Vendas da Pratt & Whitney Canadá; Vincent Mastrocola, director de Marketing e Negócios de Aviação também da Pratt & Whitney; Alberto Marques Filho (Mano), da secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos (SP); Paulo Claro, gerente de Supply Chain da Embraer nos Estados Unidos; e Anderson Ribeiro Correia, reitor do ITA; Luiz Tozi, reitor da FATEC SJC, além de diversos outros convidados, estiveram presentes.
O livro, de 400 páginas, é uma tradução de Edvaldo Pereira Lima e Byron Bahlman da edição de A decolagem de um grande sonho (Netbooks, 2016, de 338 páginas). Com fotografias de Roberto Pereira, além de pesquisa de imagens de Marilda Bastos – no acervo da Embraer e também do INVOZ -, a obra tem capa de Sérgio Alencar e edição de conteúdo de Neide Pereira Pinto. A Amazon está comercializando a obra física por R$ 78,00 mais o frete, que varia de acordo com o endereço de entrega do comprador. O livro teve o patrocínio da Get it Academy, Globo Usinagem, AGS, Alltec Materiais Compostos, UFT e Latécoère. Ele conta toda trajetória de Ozires Silva como empreendedor, líder e fundador da Embraer, a terceira maior empresa fabricante de aviões do mundo.
Ozires Silva está no Hall da Fama do Smithsonian Institution, em Washington, nos Estados Unidos, e é o único brasileiro honrado com a medalha Guggenheim, concedida em 2020. Este ano completou 90 anos de vida, a maior parte deles de contribuição para o desenvolvimento da aviação global. Ozires se destaca como um dos precursores da fabricação de aviões brasileiros, ao lado de personalidades como Santos Dumont, inventor do 14 Bis, e Casemiro Montenegro, fundador do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos (SP).