Manifesto Internet pela Educação já coletou mais de 500 assinaturas

O Manifesto Internet pela Educação já coletou mais de 500 assinaturas em seu site. O movimento, criado pelo INVOZ e Quero Educação, tem o objetivo de oferecer o acesso ilimitado e gratuito a todos os conteúdos educacionais que dependam do uso de internet, além de trafegar na mais alta velocidade disponível e sem consumir a franquia contratada.

O documento coloca para a sociedade a situação de uma parte importante dos estudantes, em todos os níveis de ensino: a impossibilidade de acompanhar as aulas remotas por não terem internet. Durante a pandemia de Covid-19, o cenário de desigualdade estrutural evidenciou os obstáculos enfrentados por alunos e professores no ensino à distância na rede pública, afirma o manifesto.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação 2019 (Pnad Contínua – TIC), formulada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), aproximadamente 30% dos lares no Brasil não tem acesso à internet.

O manifesto evidencia a exclusão digital de estudantes e propõe uma mudança que viabilize o acesso à educação por meios digitais sem barreiras impostas por planos de internet e franquias de dados. Os três pilares da mudança proposta estão em destaque no site www.internetpelaeducacao.com.br e no texto do manifesto, que pode ser encontrado clicando aqui.

Criação em parceria

O movimento foi criado a partir da união da Quero Educação e o INVOZ, que é uma associação sem fins lucrativos para o desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Empreendedorismo, criada em 2017 tendo o engenheiro Ozires Silva, fundador da Embraer, como patrono.

Já a Quero Educação, que tem como propósito ampliar o acesso dos estudantes ao ensino, apoia a iniciativa oferecendo infraestrutura tecnológica para o Manifesto e capacidade de divulgação.

A ação tem agregado outras organizações sociais, empresas e associações para o movimento como o Melhor Escola, Quero Bolsa, Instituto SemearInstituto Empreendedor do Futuro e o Instituto Regeneração Global.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: