O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), de São José dos Campos (SP), recebe inscrições para o Vestibular 2022 até o dia 15 de setembro. São oferecidas 150 vagas em cursos de engenharia, sendo 30 exclusivas a candidatos que optarem pela carreira militar.
Podem concorrer candidatos de ambos os sexos, com ensino médio completo e menos de 25 anos até 31 de dezembro de 2022. A taxa de inscrição custa R$170.
Acesse aqui o edital do Vestibular 2022 do ITA.
De acordo com o edital do ITA, em decorrência da pandemia da COVID-19, que alterou a carga horária e o planejamento escolar dos alunos do Ensino Médio de todo o país, o candidato aprovado no vestibular, que estiver cursando o Ensino Médio referente ao ano de 2021, terá até o primeiro dia do ano letivo de 2022 do ITA para apresentar seu Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
No ato da inscrição, os candidatos podem optar entre seis especialidades de engenharia: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica. As vagas em cada curso serão preenchidas de acordo com a classificação dos candidatos no concurso, conforme a ordem de prioridade manifestada na ficha de inscrição.
Os cursos têm duração de cinco anos, com dois deles comuns a todos constituídos pelo ‘curso fundamental’, com conteúdo básico de engenharia. Os alunos recebem bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação.
O vestibular é aberto à participação de treineiros, mas caso um treineiro seja classificado dentro do número de vagas disponíveis, não será considerado habilitado para admissão.
Provas
O vestibular será realizado em três etapas. A primeira acontece no dia 2 de novembro, com aplicação de uma prova com 70 questões das matérias de química, matemática, português, física e inglês.
Quem for aprovado, realizará a segunda etapa nos dias 24 e 25 de novembro, compostas por questões dissertativas de Matemática, Física, Química e uma Redação.
Os endereços dos locais de realização das provas, salas e número de inscrição serão publicados a partir de 25 de setembro.
A terceira etapa é a inspeção de saúde prevista para o ingresso na Força Aérea Brasileira. Nela, o candidato passará por exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológicos, definidos em Instruções do Comando da Aeronáutica.