INVOZ participa de homenagem virtual a estudantes de Umirim, no Ceará

A diretora-presidente do INVOZ, Neide Pereira Pinto, participou da solenidade virtual para premiação dos estudantes com melhor desempenho na última edição da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), ONC (Olimpíada Nacional de Ciências) e a MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes). A cerimônia foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Umirim (CE),  no último dia 13 de maio.

A OBA e a ONC movimentam centenas de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de todo o país, e a MOBFOG permite também a participação de universitários. Com uma população de aproximadamente 19 mil habitantes, o município de Umirim foi destaque na última edição das competições, com 20 medalhas.

Quatro alunos da cidade foram premiados na ONC (duas medalhas de prata e duas menções honrosas), oito na MOBFOG (quatro medalhas de prata e quatro de ouro), e oito alunos na OBA (cinco medalhas de bronze, duas de prata e uma de ouro).

Fazendo um paralelo à história dos alunos de Umirim, Neide lembrou que nasceu em uma família de agricultores na pequena cidade de Cunha, no interior de São Paulo. Contou que desde pequena sonhava seguir uma carreira diferente, e com apoio de professores e valorização da educação atingiu o seu objetivo.

“Vocês moram em um município onde gestores públicos incentivam e investem na educação, que escolheram a educação para ser um instrumento de transformação da população. A união de vocês é que fez de Umirim um município tão diferente, com grandes conquistas que só vêm de um trabalho em equipe. A união em prol de uma vida transformadora e melhor para todos”, disse Neide.

A presidente do INVOZ lembrou uma frase do coronel Ozires Silva, fundador do Invoz e da Embraer:  “você tem que sonhar grande, começar pequeno e não desistir nunca”.

Durante sua fala, Neide revelou a formação de uma parceria com a Prefeitura de Umirim, que foi convidada a participar do Congresso da Educação que será realizado em setembro deste ano pelo INVOZ.

Entre outros convidados, também participou da cerimônia o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, ministro do Supremo Tribunal Militar.  Ele ressaltou a importância da educação para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, e seu impacto no futuro do país.

“O conhecimento é a mola mestra do progresso. E vocês são privilegiados por terem professores que incentivam e que orientam e, tenho absoluta certeza, têm o maior carinho por cada de um de vocês. Acreditem nos seus mestres, acreditem nos seus professores. O futuro, através do conhecimento, terá todas as portas abertas. Isso vai fazer com que realmente vocês se desenvolvam, não só como cidadãos brasileiros, mas como cidadãos da cidade de Umirim, que é uma cidade pequena mas está se mostrando imensa dentro deste contexto nacional”, disse o ministro.

Olimpíadas

A OBA e MOBFOG acontecem desde 1998, e a ONC, desde 2016, em escolas de todo o Brasil. As duas primeiras são coordenadas por uma  comissão formada por membros da SAB (Sociedade Astronômica Brasileira) e da AEB (Agência Espacial Brasileira), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade, Paulista, e das empresas Visiona e Avibras.

A ONC integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco sociedades científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química), o Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: