Educação, conscientização e busca por soluções energéticas sustentáveis são metas do INVOZ. Um exemplo disso foi a organização de um workshop pela associação realizado em 14 de julho, em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, com o tema “Geração de energia a partir de resíduos sólidos urbanos”. Estavam no evento representantes do poder Executivo de São José dos Campos e outras cidades do Vale do Paraíba – Taubaté, Tremembé, Cruzeiro, Guaratinguetá –, além da AGEMVALE, TV Câmara e das empresas Avanti, Packwind, SAEG e Ouronitro.
Segundo o diretor de Empreendedorismo do INVOZ, Luís Pasquotto, tecnologias distintas foram apresentadas, seguindo um conceito chamado WTE (Waste to Energy), uma forma de recuperação de energia. “Na concepção WTE, apresentamos algumas tecnologias que podem gerar energia a partir de resíduos sólidos urbanos, baseadas em plasma, piro-gaseificação e incineração em grelhas. Todas com benefícios ambientais, e permitindo manter as práticas de reciclagem das comunidades, se for socialmente desejado”, afirma.
Vida dos aterros sanitários e tempo para implementação de tecnologias alternativas
Para Heretiano Dias, Diretor de Comunicação e Planejamento do INVOZ, “apesar de o aterro sanitário de São José dos Campos ser bem gerido e bem classificado pelas avaliações da CETESB e outras autoridades ambientais, ele deve atingir sua capacidade plena em alguns anos, quando necessitaremos de uma alternativa”.
“É um tema relevante para o INVOZ e para a comunidade, e nos parece o momento certo para iniciarmos as discussões, uma vez que as tecnologias tomam um tempo de implementação, e a duração do aterro da cidade tem poucos anos pela frente. Mas não é só isso: o INVOZ se dispõe a facilitar a apresentação dessas tecnologias para outras cidades, não apenas no Vale do Paraíba, mas de todo o país, colaborando com o desenvolvimento da sociedade de forma ampla. Estamos à disposição”, completa Pasquotto.
Palestrantes do workshop
Palestraram no workshop “Geração de energia a partir de resíduos sólidos urbanos” Neide Pereira, presidente do INVOZ; Luís Pasquotto, diretor de Empreendedorismo do INVOZ; Marcelo Manara, secretário municipal de Urbanismo e Sustentabilidade de São José dos Campos; Andre Tchernobilsky, fundador e CEO da ZEG Technologies (Zero Emission Generation); Alberto Carlos Pereira Filho, CEO da TurboMachine; Wagner Lapa, consultor de negócios, mercados e produtos nas áreas de Energia; Dra. Maria Luisa N. M. Carneiro, da WTEEC Engenharia; e Antonio Catter, sócio fundador e membro do Conselho do INVOZ.
Mais informações sobre as tecnologias e o conceito WTE podem ser obtidas pelo e-mail empreendedorismo@invoz.org.
MDOV Comunicação e Marketing Digital
Atendimentos: Marcelo Carvalho (16) 9-88122150 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326
E-mails: redacao6@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Site: www.milagredoverbo.com.br | Facebook: milagredoverbocomunicacao
Twitter: @milagredoverbo | Instagram: @milagredoverbo