Esta é a convicção do presidente de honra do INVOZ, Manoel de Oliveira. Na sua visão, mesmo em um ano marcado pelas consequências desastrosas de uma pandemia mundial, a organização manteve-se firme em seus propósitos, tendo alcançado, assim, o auge de suas contribuições em 2021. “Desta forma, continuamos a seguir a trilha virtuosa de Ozires Silva, realizando ações de impacto social ou criando as ‘pontes’ que aproximam voluntários abnegados geradores de projetos e as instituições ou empresas que têm o mesmo objetivo de contribuir”, apontou.
Emílio Kazunoli Matsuo, Presidente do Conselho, reforça essa ideia, tendo em vista os projetos desenvolvidos com a marca Invoz. “Alcançamos grandes resultados, em todas as diretorias. Fruto do compartilhamento, do conhecimento, da experiência e sabedoria de cada associado do INVOZ. Resultados esses, que dedicamos ao Rubens Kiso e à Simone Venturozo, ambos associados que partiram esse ano em decorrência da Covid 19, uma pandemia que já perdura por dois anos”, ressaltou.
De fato, os impactos da pandemia foram sentidos em todos os setores. Ela resultou em muitas vítimas, mas também descortinou muitas possibilidades e explicitou iniciativas que fazem a diferença. Assim foi e tem sido com o Invoz. Segundo a Diretora-presidente da organização, Neide Pereira Pinto, a visão e o planejamento a longo prazo são essenciais nessa busca, pois permitem desenvolver atividades que tenham continuidade e desenvolver projetos transformadores com potencial de deixar um legado sustentável.
“As estratégias e as ações definidas têm sucesso e viabilidade porque o engajamento e a união de forças para a sua realização fazem a diferença. O que o Invoz tem de mais forte é o capital humano dos associados e diretores, além da disposição de cada um em ser um agente multiplicador de conhecimento”, afirma Neide.
Quanto ao futuro, reforça, caberá aos jovens protagonizar e definir os caminhos a serem seguidos por todos. “Porém, cabe a nós muni-los de bons conteúdos e bons exemplos do passado e do presente; apoiá-los e orientá-los da melhor forma possível, para que suas escolhas sejam em prol da comunidade e do bem comum”, finaliza.
Todos juntos para atuar em muitas frentes
A palavra é interdisciplinaridade. No caso do INVOZ, parcerias entre diferentes ramos de atividades e conhecimentos acontecem para uma atuação cada vez mais ampla e melhor. Confira as iniciativas e as realizações de 2021.
Projetos de impacto social: Fulvio Delicato
III Congresso de Educação Invoz: Realizado pela diretoria de Educação em outubro deste ano (100% virtual) em parceria com a rádio Jovem Pan, o evento contou nesta edição com cerca de 400 inscritos e mais de 375 acessos simultâneos. Destaque para a participação do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, do representante do programa PEA/Unesco, além de palestrantes ao vivo localizados em território nacional e internacional.
Curso de especialização em usinagem: Iniciativa para especialização de mão de obra em operação de máquinas de usinagem utilizadas na indústria aeronáutica. O curso foi construído com apoio do INVOZ, Assecre (Associação das Empresas do Vale do Paraíba) e empresas do Cluster Aeroespacial do Parque Tecnológico de São José dos Campos.
A grade curricular inclui aulas de matemática e ciências aplicadas à usinagem; sistema de gestão e qualidade; desenho técnico mecânico; desenho técnico 3D; controle dimensional; tecnologia da usinagem; máquinas convencionais e operações manuais; usinagem em máquinas a CNC; manutenção e fluidos, e manufatura assistida por computador. Os alunos ainda terão aulas de comunicação em multimeios e de desenvolvimento pessoal e profissional.
Projeto Meu Primeiro Computador: com o objetivo de contribuir com a Educação e dar acesso para estudantes e comunidades carentes aos conteúdos digitais, foi lançado o projeto de doações Meu Primeiro Computador. A ideia era não só buscar tais doações entre pessoas jurídicas e físicas, mas também recuperar tais equipamentos, para o melhor uso imediato. E isso foi e tem sido feito com a empresa parceira Dualsys, beneficiando uma série de estudantes.
Só neste ano foram arrecadadas 95 máquinas, e estas já têm um destino: 89 doadas para o CASD (Curso Alberto Santos Dumont) e seis para o projeto Semear. Estão em processo para recuperação mais 19 computadores do lote original de 46 doados pela GM. A iniciativa segue em 2022!
Projeto Museu do Meio Ambiente: Exposição virtual sobre tratamento de resíduos eletroeletrônicos.
Alinhada ao desejo de criação de um Museu Interativo do Clima e inserida no Programa São José Mais Sustentável, o projeto tem como foco a oferta de uma plataforma virtual interativa voltada para a educação socioambiental. O objetivo é mapear toda a cadeia de processamento e reciclagem do resíduo eletroeletrônico coletado nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de São José dos Campos, ressaltando a partir deste cenário as relações entre as atitudes individuais e os impactos globais no tocante a sustentabilidade e emergência climática.
Um protótipo da exposição foi testado por alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas das diferentes regiões de São José dos Campos, sendo acolhido com entusiasmo tanto por este público quanto por seus professores. A fase atual visa formalizar parcerias e buscar fontes de financiamento para o projeto.
Projeto Laboratório de Informática: Desenvolvimento de prova de conceito de hardware de baixo custo. Destinado ao público das classes D e E, trata-se de mais uma iniciativa para garantir acesso a conteúdos educacionais na Internet.
Reverenciar o passado e construir o futuro: Rui Gonçalves
Dentre as principais iniciativas, a diretoria de Cultura obteve esse ano a aprovação do projeto do livro Quadra de Ases pela lei de incentivos fiscais da Prefeitura de São José dos Campos. Trata-se de uma obra que busca revelar como os caminhos de Casimiro Montenegro, Ten Brig Paulo Victor da Silva, Ozires Silva e Guido Pessotti se cruzaram para criar as bases que permitiram ao Brasil se consolidar como uma das poucas nações do mundo com um setor industrial aeronáutico plenamente desenvolvido e competitivo.
Destinado ao público geral, essa iniciativa, além de resgatar e divulgar a história desses “homens de visão”, pretende também servir de estímulo à educação, à formação profissional e ao desenvolvimento da capacidade de realização entre a população jovem.
O INVOZ estabeleceu parceria com a AEITA (Associação dos Engenheiros do ITA) no projeto ITA 70 anos, mediando uma série de lives mensais, como parte da programação comemorativa do aniversário da instituição.
Com a ASSECRE (Associação dos Empresários do Chácaras Reunidas), o INVOZ participa do projeto Mais Vale, sugerindo temas e mediando as lives e debates para a construção de um plano de ação que possa gerar frutos ao combater os fatores que diminuem a competitividade e a eficiência do setor produtivo, reduzindo a arrecadação de tributos e fechando postos de trabalho.
O objetivo é promover o desenvolvimento integral da região por meio da ampliação da atividade produtiva, do aprimoramento da eficiência em favor do aumento de competitividade, da qualificação profissional dos quadros técnicos e gerenciais, a fim de permitir a continuidade do crescimento econômico e do desenvolvimento socioambiental do Vale do Paraíba.
Projetos inovadores: Kleber Grasso
Mapeamento organizacional: As diretorias de Educação e Empreendedorismo também estiveram envolvidas no programa de mapeamento da maturidade organizacional e tecnológica das empresas da base industrial, aplicado na empresa Globo Usinagem e sua alta liderança organizacional (parceria também com a empresa Aerospace Brazil Certifications).
Workshops: Como lidar e liderar profissionais e equipes no período pós-pandemia – atividade online destinada a empresários, gestores e líderes, com o objetivo de contribuir com a melhoria da capacitação e de explorar habilidades comportamentais – Soft Skills. Cinco turmas participantes em 2021.
Videoaulas: Em continuidade aos vídeos de Ozires Silva sobre empreendedorismo e Soft Skills, novos temas de interesse da comunidade aeronáutica estão sendo preparados para 2022, dentre eles: Desenvolvimento da nova aviação regional e Conceitos e práticas de Offset.
Lives: “Aviação como paixão e negócio – Desafios de empreender no setor aeronáutico no atual momento” e “Embraer e o New Generation Turboprop – lições aprendidas”, com as participações dos engenheiros aeronáuticos José Renato Oliveira Melo e Emilio Kazunoli Matsuo. Ambos trabalharam por um longo período na Embraer – quase 40 anos – e, nesta oportunidade, trataram dos desafios da indústria para desenvolvimento de aeronaves mais sustentáveis. Foram mais de 3.500 visualizações durante o evento.
Ideias que voam: Ricardo Fontes Mendes
90 anos de Ozires Silva: Além de parcerias importantes com as diretorias de Empreendedorismo e Educação, o que ampliou bastante a audiência no portal, o ponto alto do ano para a diretoria de Comunicação & Tecnologia foram as comemorações dos 90 anos de Ozires Silva. Entre as iniciativas, foi criado no site do INVOZ um Hotsite sobre ele. Ozires também foi destaque no jornal O Vale, que elaborou um caderno especial sobre sua vida e legado. Vale destacar também novamente o sucesso da Campanha Meu Primeiro Computador e a visibilidade do INVOZ na mídia, com reportagens na Globo, Bandeirantes e no portal G1.
Ética e transparência: Izilda de Fátima Victor
Segundo o filósofo Mario Sergio Cortella, ao se pensar em ética, é preciso que tenhamos modos, princípios, valores de conduta para preservar a integridade. Um trabalho ético, transparente e comprometido, então, é a melhor forma de agregar bons resultados aos seus objetivos.
Alinhado a essa ideia, no INVOZ há uma gestão contábil, fiscal e financeira cumpridora das normas e em consonância com as boas práticas de governança; além disso, para uma gestão mais eficiente de seus pilares, em 2021 foi iniciado o processo de registro da marca INVOZ; foi desencadeada também uma reestruturação administrativa e nomeação dos diretores de Comunicação & Tecnologia, Educação, Cultura, Empreendedorismo e Patrimônio, de onde partiram tantos projetos!
Lançamento do livro Take off – Think big de Ozires Silva. Tradução do livro A decolagem de um grande sonho, sobre a história da criação da Embraer, a empresa brasileira mais reconhecida atualmente em todo mundo e líder do mercado mundial de aeronaves civil e militar.
Preservar e promover: Pedro Ferraz
Preservar o patrimônio material e imaterial do setor aeroespacial é o foco da diretoria de Patrimônio do INVOZ. Reunir o acervo dos pioneiros, catalogar e criar a reserva técnica para preservar esse material para uso e exposições é uma forma de manter vivo o legado desses pioneiros, fortalecer bases para estimular a educação das próximas gerações com seus exemplos.
Aqui no INVOZ, o espírito empreendedor dos pioneiros, sua dedicação e a capacidade destes de realizar grandes obras também foram objeto de estudo e pesquisa, o que trará mais contribuições ainda para toda a sociedade.
Projeto acervo histórico: A diretoria de Patrimônio deu continuidade também neste ano a três projetos que buscam valorizar e incentivar a pesquisa, a preservação e a difusão da memória e da cultura aeronáutica brasileira, por meio da recuperação de acervos documentais de pessoas que tiveram grande participação na história desta indústria (o jornalista Mário Vinagre, os engenheiros Guido Pessotti e Ozires Silva); empenhou-se também na criação de um Centro de Cultura e Memória Aeroespacial no MAB – Memorial Aeroespacial Brasileiro – e na implantação de um Museu Aeroespacial para a cidade de São José dos Campos. Muitas etapas, parcerias e acordos com órgãos públicos foram cumpridos em 2021.
Por: Rose Spessoto, jornalista (Mtb 23509)