Embraer realiza testes em pista de terra com o KC-390 em Gavião Peixoto

A Embraer iniciou neste mês de julho os testes de certificação para que a aeronave C-390 Millennium, denominação dada ao cargueiro multimissão KC-390, possa operar em pistas não-pavimentadas. Para isso, a fabricante fez uma pista de terra com 1.800 metros de extensão nas suas instalações em Gavião Peixoto (SP).

A notícia foi publicada no portal AeroMagazine no dia 26 de julho. Leia aqui a reportagem completa.

Ao longo das próximas semanas, será realizada uma série de testes que permitirão avaliar a operação efetiva da aeronave, demonstrando mais uma capacidade multimissão do C-390. Os testes em diferentes condições operacionais, em ambientes extremos, são importantes para certificar todos os parâmetros de missão estabelecidos no projeto do cargueiro.

Um dos requisitos do projeto prevê que o C-390 possa operar em qualquer tipo de pavimento, mesmo os não-preparados para pouso e decolagem, como pistas de terra. O conceito é fundamental para o modelo, que deverá ainda pousar e decolar em pistas em locais com clima extremo, como a Antártica e a Amazônia, com amplas variações de temperatura e umidade, de acordo com as informações publicadas no portal AeroMagazine.

Imagens dos testes realizados em Gavião Peixoto foram divulgadas pela Embraer na sexta-feira (23), mostrando o avião militar durante em manobras na pista rudimentar de terra.

Cargueiro gigante

O KC-390 é o maior avião militar desenvolvido e produzido na América Latina. A aeronave é capaz de carregar até 26 toneladas de carga e pode realizar missões de reabastecimento em voo, lançamento de paraquedistas, busca e salvamento, transporte logístico e demais operações.

Além da FAB (Força Aérea Brasileira), que comprou 28 aeronaves C-390, o cargueiro  já foi adquirido por outros dois países.  Portugal e Hungria assinaram a compra de cinco e duas unidades, respectivamente. Atualmente, a FAB possui quatro C-390 em serviço.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: