Morreu hoje, no Hospital Municipal José de Carvalho Florence, de São José dos Campos (SP), o conselheiro do INVOZ, Rubens Kiso. Ele fez aniversário no último dia 5 de janeiro, quando já estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo. Kiso foi vítima de Covid-19 e estava hospitalizado há mais de um mês. Era viúvo e deixa os filhos William Kiso e Rafael Kiso. Ele tinha 66 anos de idade (veja a galeria acima, clique nas fotos para ampliar).
O economista Rubens Massaiuqui Kiso nasceu em Marília (SP), no Centro-Oeste paulista, a 443 quilômetros da capital. Ele tinha mais de 30 anos de experiência em consultoria empresarial e em gestão de projetos. Gerenciou empresas como o Detran (ES), o Banco Itaú, a Kopenhagem e a Embraer, uma de suas paixões.
Desde 2011, era professor de pós-graduação em administração de empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV), trabalho que o entusiasmava. Ajudava a quem lhe pedisse apoio. Em 2017, um dos seus alunos, Mateus Torino, pediu socorro no negócio da família, um hotel em São José do Barreiro (SP). Kiso prontamente respondeu e se colocou à disposição. “Vamos conversar”, disse à época.
Foi Diretor Executivo da Hyperclass Treinamentos e Consultoria e, atualmente, trabalhava como CEO da STiSoft – Sunshine Tecnologia em Informática. Kiso foi ainda fundador da Servitec Ambiental. No INVOZ, assumiu a função de Diretor de Empreendedorismo, até o segundo semestre do ano passado.
Humanitário
Rubens Kiso fez vários trabalhos voluntários e humanitários. Tinha grande prazer em apoiar iniciativas que envolviam crianças, como a Sociedade Holística Humanitária, que trabalha com deficientes, e a Creche Lar Escola Mãe Mariquinha (ACEL), ambos em São José dos Campos.
Nestes locais, ele se vestiu de coelho da Páscoa, em 2014, e de palhaço, em 2018. Numa escola em Taubaté, também na Páscoa, abraçou crianças e distribuiu ovos de chocolate, em 2017. E, em Jacareí, apoiava o Projeto Guri na Roça, sempre que podia.
Com os filhos, era um entusiasta que compartilhava cada sucesso alcançado. “É com muito orgulho que anuncio a premiação do meu filho Rafael Kiso como Profissional do Ano na ABRADI (Associação Brasileira de Agências Digital). Fantástico!”, disse em um post publicado no Facebook há quase quatro anos.
Valorizava a família e a proximidade com os amigos. “Família é tudo”, dizia. Na semana passada, o filho William Kiso compartilhou no WhatsApp um áudio em que relatava os desafios do pai: “Ele está lutando, então, há esperança para todos, inclusive para os médicos”, disse.
Filhos agradecem
Hoje, os filhos divulgaram uma carta em que agradecem o apoio e orações recebidas.
“É com muita dor no coração que estamos comunicando a perda de nosso pai, professor, mestre e acima de tudo, amigo de todos. Um dia muito triste para todos nós. Sabemos e estamos sentindo também muito a falta dele. Aquele amigo com sorriso no rosto, com boas energias, que sempre se sentava ao seu lado num domingo e falávamos de tudo, sobre o futuro da humanidade. Lutou bravamente cada dia que esteve na UTI, onde em cada respiração, buscou pela vida. Chegou a vencer a primeira cruel batalha contra um vírus que alastra o mundo, também venceu outra contra uma forte pneumonia, só que as cicatrizes já eram muito grandes. Temos a certeza absoluta de que ele escutou a oração de cada um de vocês. Podendo observar como têm amigos que realmente gostam dele, que movem montanhas suplicando a Deus da sua recuperação. Ele viu e sentiu cada mensagem positiva, porque quando falávamos com ele, perto da orelha, reagia com os olhos, querendo se comunicar. Não tenho dúvida que ele sempre escutou, de coração. Deus é muito sábio e nós temos que acreditar nele, sempre. De alguma forma ele decidiu que o melhor para o nosso pai será levá-lo consigo, para o céu. Assim, cessando o seu sofrimento, que já estava bem grande, já que não conseguia respirar sozinho. Ele deixa um forte abraço a todos, e que descanse em paz.”
Fonte para os jornalistas
Kiso era consultor em gestão empresarial e na área de saúde também. Já havia trabalhado no setor de tecnologia da informação e da qualidade.
Frequentemente dava entrevistas para televisões locais, como Tv Vanguarda e TV Record Vale, comentando assuntos relevantes do momento.
Graduado pela UNIVAP, com pós em Gestão em Análise de Sistemas pela Faculdades Associadas de São Paulo (FASP), Kiso tinha MBA em Gestão Empresarial (FGV). Trabalhou como Diretor de Tecnologia na Câmara de Comércio Brasil/China; foi Diretor Executivo da TUI, no Rio Grande do Sul; e Diretor Administrativo do Centro Especializado em Tecnologias de Aeronaves Remotamente Pilotadas (CETARP).
Amigo secreto
No mês de dezembro de 2020, os colegas do INVOZ fizeram um amigo secreto virtual. Ele iria participar, mas foi internado. Rubens fez uma descrição de si próprio, como todos os demais.
“É com grande prazer estou participando desse evento de amigo secreto com vocês. Comecei a trabalhar muito cedo e sou um dos dinossauros de informática no Brasil, ou seja, comecei em 1969 como programador Cobol, no Bradesco Cidade de Deus – Osasco, casei muito cedo e em 1975 com 18 anos casado e pai de um lindo filho migrei para São José dos Campos para conseguir um salário melhor na Embraer. Quando tive o primeiro contado com pessoas apaixonadas por aviação, e obviamente também virei um fã de carteirinha.
Segui carreira em algumas empresas em São José dos Campos (Panassonic, Kodak e Avibrás) em 1989 resolvi buscar uma oportunidade de empreender no mercado montei uma fábrica de computadores e logo em seguida uma software house (que hoje meus filhos que dirigem). Em seguida mudei para dar Consultorias em Gestão Empresarial ao qual sigo até o presente momento, onde viajei pelo Brasil afora dando consultorias e dando aulas pela FGV.
Sempre estive envolvido em ações sociais: Doutores Coloridos, Guri na Roça, Conexão Solidária, etc… e quando fui convidados pela Brisa a participar de uma reunião da INVOZ para assistir uma entrevista que ela deu, nesse dia conheci a Neide que me fez o convite de ser membro da INVOZ que prontamente aceitei, pois me apaixonei pela causa de imediato. E com grande alegria a com muita vontade de participar das atividades programadas adentrei tentando colaborar da melhor forma possível.
Atualmente estou afastado devido a um grande contrato que fechei com uma empresa de grande porte, com isso meu tempo ficou escasso. Como podem perceber sou workaholic … e meu tempo de lazer são as viagens que faço a trabalho. Curto cada momento e aproveito para descontrair. Sou uma pessoa muito simples e gosto de me comunicar com pessoas e conviver harmoniosamente com um bom papo regado de cafezinho. Muito obrigado !!!!”