Estudantes da UNIVAP produziram o documentário

“Bandeirante: os pioneiros do primeiro voo” mostra a história do surgimento de indústria

Ozires Silva, que completa 90 anos de idade no próximo dia 8 de janeiro, é lembrado sempre por dois dos seus feitos: a criação do avião Bandeirante e a inauguração da indústria aeronáutica brasileira, com a fundação da Embraer, em 1969.

A história do lançamento do primeiro bimotor metálico brasileiro, o EMB-110, com depoimentos do próprio Ozires, está contada no documentário “Bandeirante: os pioneiros do primeiro voo”, feito por profissionais de comunicação formados, em 2018, pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).

“O objetivo do trabalho é valorizar a história da indústria aeronáutica nacional e preservar o feito histórico para a disseminação de conhecimento para a sociedade”, diz Fernanda Santos, radialista e uma das diretoras do documentário.

O trabalho mostra o testemunho de pessoas que participaram do desenvolvimento do projeto, como por exemplo do Caio Pessotto, filho de Guido Pessotti, um dos grandes projetistas aeronáuticos de todos os tempos, retratado pelo jornalista Mário Vinagre no livro “Guido Pessotti: mestre do design aeronáutico”.

Além disso, o documentário, com quase 30 minutos de duração, apresenta também todo o caminho percorrido, desde a primeira ideia, reuniões iniciais e obstáculos que surgiram até a finalização do projeto IPD-6504. Veja o documentário acima.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: