Ozires Silva é engenheiro aeronáutico formado pelo ITA. Foi ministro da Infraestrutura do Brasil; cofundador e ex-presidente da Embraer. Participou da sua privatização no ano de 1994. Presidiu ainda a Petrobras e a Varig. Em 2008, foi nomeado reitor da Unimonte, cargo que ocupou até outubro de 2018, quando passou a atuar como Chanceler do Centro Universitário São Judas Tadeu, em São Paulo. Atualmente, também é Presidente do Conselho de Inovação da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais do país.
Emilio Kazunoli Matsuo é engenheiro aeronáutico formado pelo ITA. Começou a sua carreia na Embraer em janeiro de 1978. Durante os anos 80, 90 e 2000 recebeu tarefas de liderar projetos significativos para a empresa. Foi Diretor de Programas da Aviação Comercial e de Defesa, Vice-Presidente de Engenharia, Vice-Presidente Executivo de Tecnologia e finalmente Vice-Presidente e Engenheiro Chefe. Foi Conselheiro no CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) pelo MCTI representado a indústria. Condecorado com a medalha mérito aeronáutico e medalha da legião do mérito no grau de alta distinção da Academia Brasileira de Engenharia Militar. É membro da Academia Nacional de Engenharia. Faz trabalhos voluntários, no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer (GACC) em São José dos Campos e é mentor na Stara, indústria de máquinas agrícolas.
Nascido em Beirute Libano em 15 de fevereiro de 1941 de uma família de classe média. Seguiu estudos elementares e secundários em três idiomas árabe, francês e inglês na escola de Freis e no Colégio Internacional. Inclinado mais para a parte cientifica do que literária. Praticava voleibol e tênis na juventude. No final de 1960 seguiu para a AST na Escócia para estudar e se formar em Manutenção de Aeronaves, formação técnica profissional. Em 1963 iniciou a vida profissional na empresa aérea MEA onde atuou em vários setores da manutenção, revisão, testes e compras técnicas. Em 1976 devido a guerra civil migrou para o Brasil e em 1977 ingressou na Embraer, Assistência t& eacute;cnica até 1982 dando suporte para aeronaves Bandeirantes e Xingu em vários países. Migrou para Pratt & Whitney em 1983 onde atuou em SP, Jordania, Egito, Portugal e a partir de 1992 gerenciou o Suporte da PWC na América do Sul e Caribe até se aposentar em 2000. Hoje se dedica a trabalhos assistenciais e voluntários.
Eduardo Souza Coelho é engenheiro mecânico pela Universidade Santa Úrsula, na capital fluminense. Coelho natural do Rio de Janeiro e trabalha há mais de 30 anos como gerente comercial na empresa PowerPack Representações e Comércio Ltda. A empresa atuacomo representante comercial de produtos aeronáuticos e de defesa desde 1972. Eduardo Souza Coelho também tem experiência nas empresas Pratt & Whitney e Embraer, trabalhando com questões relacionadas ao Offset de vários programas no setor aeroespacial, fortemente empenhado no renascer da Aviação Regional.
É Master of Science in Business Administration in Entrepreneurship pela San Diego State University com Tese em Cross Cultural Leadership, mentorado pelos autores do Modelo de Liderança Situacional (Blanchard,K. and Zigarmi,D). Sua graduação é em Tecnologia da Informação pela Universidade Mackenzie. É Professor de Liderança e Comportamento Organizacional em Cursos de MBA no Brasil e em Business Schools sediadas nos EUA e na Suíça, com 35 anos de carreira profissional construída em mais de 150 Empresas, tendo capacitado mais de 40 mil Líderes. Palestrante, Mentor de Conteúdos e Consultor Empresarial especialista em Transformação de Negócios construindo e sedimentando o “DNA” de Liderança e Gestão em Propostas de Geração de Valor. Exercendo atividades voluntárias (Pro Bono) é Conselheiro do INVOZ, uma Empresa sem fins lucrativos fundada pelo Co-fundador da EMBRAER, o Eng. Ozires Silva. Na área da Saúde, integra no Hospital Israelita Albert Einstein, o Comitê da Qualidade Assistencial e Tecnologia da Presidência e o Conselho de Treinamento da Equipe “Planetree”. É colaborador da ABTO – Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos e do “Gedott”, o Grupo de Estudos em Doação de Órgãos e Tecidos e Transplantes da UNIFESP. Foi Professor do Programa de Desenvolvimento de Líderes da Pós-graduação da UNIFOR e nesse período o idealizador do primeiro Fórum sobre os desafios da área de transplantes de órgãos na Campanha “Doe de Coração”. Na Aviação Executiva atua na facilitação e coordenação eficiente de voos de salvamento de vidas transportando Órgãos em Missões doadas por proprietários de aeronaves.
Arquiteta-urbanista e sócia-fundadora das empresas Matiz Arquitetura & Design e da Somos Editora. Autora de livros infantis e Histórias em Quadrinhos. À frente da Somos Editora, publicou livros de diversos autores nos segmentos de aviação, cultura, meio ambiente, educação para o trânsito, entre outros temas.
Presidente do Conselho Deliberativo da ASSECRE – Associação das Empresas do Vale do Paraíba. Diretora Cultural da APVE – Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer por três mandatos.
Arquiteta responsável pelos projetos de arquitetura e leiautes da Embraer nos sites Ozires Silva, de Eugênio de Melo, Gavião Peixoto e Botucatu (Neiva) no período de 1996 a 2003.
Projetou e implantou os Espaços Culturais nos aeroportos administrados pela INFRAERO em Guarulhos, Congonhas, Brasília e Salvador. Organizou o lançamento da coleção de selos das aeronaves de fabricação da EMBRAER no Espaço Cultural do Congresso Nacional, em Brasília.
Funcionária da EMBRAER de 1981 a 1996, período em que desenvolveu trabalhos de arquitetura na área de leiautes de escritórios e hangares, projetou e implantou o “Parque Aeroespacial Infantojuvenil” no SESI de São José dos Campos – CAT Ozires Silva e o projeto arquitetônico, levantamento histórico e implantação do Centro Histórico da EMBRAER/APVE.
Psicóloga e administradora de empresas, é pós-graduada em Administração e Comércio Internacional. Trabalhou na área financeira na Embraer, foi Vice-Presidente de Finanças durante a privatização, diretora estatutária da Divisão de Equipamentos da empresa e membro do Conselho de Administração da holding Embraer Portugal, onde, como diretora executiva, foi responsável pela implementação de unidades da empresa na cidade de Evora, naquele país. Foi membro do Conselho Fiscal da AFAC, São José dos Campos/SP.
Rui Gonçalves foi produtor, editor, repórter e apresentador de telejornais e programas de entrevista. Trabalhou na Globonews SP e participou de importantes coberturas em afiliadas e na Rede Globo de São Paulo. É especialista em sustentabilidade e responsabilidade corporativa pelo Instituto de Economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC).
É brasileiro e suíço. Graduou-se em Direito pela USP em 1986, com Mestrado em Teoria do Direito pela Académie Européenne de Théorie du Droit, de Bruxelas, em 1993, com a dissertação “Droit et Histoire: Limites du Droit Critique”. Doutorou-se em Direito Econômico pela USP em 1998, com a tese “Controle Social de Serviços Públicos”. Foi professor da USP (Curso de Gestão de Políticas Públicas), PUC-SP, PUC-MG, FGV-SP. Foi professor convidado da Universidade de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) e da Universidade Nacional de Lomas de Zamora (Argentina). Foi Diretor da Faculdade de Direito da Universidade São Judas (São Paulo) e do CEUB (Brasília), ao longo de quase 20 anos de carreira. É autor de 5 livros jurídicos e um romance histórico no contexto da criação da Sorbonne, no século XIII. É o criador da plataforma de ensino jurídico Law in Action, baseada em metodologias ativas.
Engenheiro Industrial Mecânico pela EEI – Escola de Engenharia Industrial de São José dos Campos, MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FGV, entre outras, trabalhou na TECTRAN, empresa do grupo AVIBRAS, Center Vale Shopping e EMBRAER, onde atuou durante 15 anos, iniciando como Administrador de Programas da Aviação Comercial, responsável por buscar solução para as questões apontadas pelos clientes durante o processo de entrega das aeronaves, ocasião em que cumpriu missão solo à China, em apoio à entrega da milésima aeronave ERJ145. Transferido para a Engenharia de Desenvolvimento Tecnológico, atuou no time de Gestão da Mudança Cultural (CCM – Cultural Change Management) do Programa PLM, com a missão de construir uma proposta de treinamentos que proporcionasse os meios adequados para que os cerca de 4.000 engenheiros e projetistas afetados pela introdução do novo software PLM, se capacitassem ao seu uso, de forma suave e com o menor custo para a empresa. Na ocasião, identificou o modelo de aprendizagem 70:20:10 como a melhor solução, e sua aplicação proporcionou muito sucesso, garantindo uma transição tranquila, sem impactos significativos na produtividade dos funcionários afetados.
Av. Dr. Adhemar de Barros, 1793 – Sala 06
Edifício Havana Offices, Jardim Maringá
São José dos Campos – SP CEP 12245-010.