ASaab anunciou nesta terça-feira (13) que conduziu com sucesso o teste Water Spray com o Gripen E, que atesta a capacidade do caça de operar em situações adversas. Durante o exercício, a aeronave passou por uma pista inundada, em diferentes velocidades.
A informação foi divulgada no portal Defesa Aérea&Naval. Leia aqui a reportagem completa.
As atividades foram realizadas em junho, no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (do inglês, Gripen Flight Test Centre – GFTC), nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, interior de São Paulo.
Ao passar por pista inundada, em diferentes velocidades, é possível identificar os efeitos da pulverização de água nos motores e outros sistemas do Gripen. Isso significa que não pode haver mau funcionamento, nem ingestão de quantidades perigosas de água durante o taxiamento do avião.
De acordo com o portal Defesa Aérea&Naval, Sven Larsson, chefe do Centro de Ensaios em Voo do Gripen, da Saab, disse que o Gripen E mostrou que é capaz de operar com segurança em situações como a de uma chuva forte, sem sofrer danos causados pelas cascatas de água empoçada na pista.
Centro de Ensaios
O GFTC conta com uma infraestrutura especial para montar uma “piscina” na pista e proporcionar essa experiência única.
O centro conta também estrutura para coletar em tempo real as informações de telemetria dos voos, de maneira criptografada. Isso permite que os engenheiros de voo deem o suporte necessário aos pilotos durante os ensaios.
A atividade é realizada em parceria com a Embraer, principal parceira da Saab no Programa Gripen.