A Embraer deu um importante passo rumo à eletrificação das aeronaves. A fabricante brasileira realizou o primeiro voo de teste do seu avião demonstrador elétrico, um modelo adaptado que tem propulsor sem qualquer tipo de combustível fóssil em seu funcionamento. A decolagem foi realizada na pista de testes da empresa, em Gavião Peixoto (SP).
Veja aqui reportagem sobre o assunto publicada pelo portal Canaltech.
O projeto do avião elétrico é feito pela Embraer em parceria com dois importantes players da mobilidade elétrica, a WEG e a EDP.
Este projeto de cooperação tecnológica utilizou um sistema motopropulsor elétrico da WEG e um conjunto de baterias financiadas pela EDP que foram integradas em um EMB-203 Ipanema, uma aeronave icônica da Embraer. Em 2004, o Ipanema foio primeiro avião do mundo certificado e produzido em série para voar com combustível de fonte renovável — o etanol.
Nas primeiras avaliações em voo tripulado foram analisadas características primárias como potência, desempenho, controle, gerenciamento térmico e segurança de operação. O objetivo é demonstrar em condições reais os resultados obtidos em simulação computacional, ensaios em laboratório e integração da tecnologia em solo. Os ensaios acontecem desde o segundo semestre de 2019