INVOZ apresenta às crianças e jovens da AFAGO os pontos turísticos que contam a história da Aviação Brasileira

Além de saber mais sobre a cultura aeroespacial, elas tiveram a oportunidade de voar

Uma iniciativa dos associados do INVOZ Manoel Oliveira e Emílio Matsuo fez a diferença na vida de 14 estudantes da AFAGO – Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade, da Comunidade da Pedreira em São Paulo. Elas puderam ficar por dentro da cultura e história da aviação em visita a São José dos Campos. 

As crianças, com idades entre 7 e 15 anos, e mais dois educadores tiveram a oportunidade de conhecer presencialmente a Praça Santos-Dumont onde está o avião Bandeirante, uma das primeiras aeronaves fabricadas pela Embraer, a Casa Encantada de Santos-Dumont e a Fazenda Ipuã. A visita faz parte da programação anual da associação INVOZ em comemoração à Semana da Asa, em 23 de outubro.

O roteiro cultural começou no Parque Santos Dumont na Casa Encantada, réplica da casa de Santos Dumont, onde puderam ver as várias invenções de Santos-Dumont, bem como materiais históricos documentando a trajetória do grande inventor e herói brasileiro. Santos-Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina antes de idealizar o avião, entre outras invenções.

As crianças e jovens, que já tinham feito a pesquisa sobre o inventor, puderam ver todo esse acervo de Santos-Dumont. Após a Casa Encantada, a visita teve continuidade no Jardim Japonês, construído pela comunidade japonesa de São José dos Campos em comemoração ao centenário da primeira imigração japonesa ao Brasil. Em seguida, eles conheceram a réplica do 14-bis.

“Neste momento da visita, pudemos explicar a teoria de voo usada por Santos-Dumont e também falar um pouco sobre o protótipo do Bandeirante e dos foguetes construídos pelo DCTA – IAE. Em todo o percurso, também pudemos contar com um guia que relatou mais detalhes sobre a história de tudo que as crianças e jovens iam vendo”, explicou Emílio Matsuo.

Outra surpresa para o grupo da AFAGO foi a ida até a Fazenda Ipuã, em Caçapava, onde foram recepcionados pelos anfitriões Manoel Oliveira e sua esposa para um almoço. 

Na parte da tarde, a diversão ficou um pouco na piscina e depois para um momento surpresa, quando as crianças e jovens ouviram de Emílio e de Manoel explicações sobre o uso dos vants para aplicação de defensivos agrícolas. No grande momento final, puderam fazer o voo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: