Retrospectiva: 2022 de conquistas e transformações, e novos desafios para 2023

Celebrar tudo que foi realizado pelo INVOZ (Integrando Vozes para o Futuro) em 2022, iniciar 2023 trabalhando intensamente no Plano de Ação e confraternizando com os Associados. Assim é o INVOZ, em constante transformação e união.

Nesta breve retrospectiva, podemos ver como esse ano também foi um período em que a associação fez transformações e impactou vidas. É momento de agradecer aos associados, colaboradores e parceiros.

“O INVOZ, com seu time resiliente e dedicado em cada diretoria e nos conselhos deliberativo e fiscal, sempre encontra desafios. Juntos, conseguimos desenvolver projetos propostos em nosso planejamento anual, de realizar conexão para colocar em prática os objetivos da associação”, declarou Neide Pereira Pinto, presidente do INVOZ.

Dentro dos objetivos que visam a apoiar empresas do setor aeronáutico, a defesa e conservação do patrimônio cultural, histórico e artístico aeroespacial brasileiro em 2022, entre as inúmeras ações, podemos destacar:

Pela Diretoria de Cultura, 2022 foi marcado pela conquista da aprovação do Projeto Quadra de Ases, pela Fundação Cassiano Ricardo, dentro da lei de incentivo fiscal.

“O projeto consiste em um livro sobre Casimiro Montenegro, Paulo Victor, Ozires Silva e Guido Pessotti, contando como esses quatro homens fundaram a Embraer e as bases para a indústria aeroespacial brasileira e criaram produtos de alta tecnologia e beleza. O projeto já está em execução, e o lançamento do livro está previsto para julho de 2023”, revelou Rui Gonçalves Barbosa, diretor de Cultura.

Já Heretiano Dias, diretor de Planejamento e Comunicação, destaca a realização de workshops em que foram analisados 40 projetos para a elaboração do Plano de Ação do INVOZ.

“Nessa atividade de planejamento estratégico do INVOZ, fizemos dinâmicas laborais com a participação de diretores, sócios e conselheiros, para revisitar e validar os Valores, a Visão e a Missão da nossa associação”, explicou Heretiano Dias.

Assim que se define esse planejamento, entra em cena outra diretoria, a de Administração e Financeiro, sob os cuidados da diretora Izilda de Fátima.

“Temos nossos balancetes mensais em dia. Estamos cumprindo as prestações de contas do Projeto Quadra de Ases conforme edital. Posso reforçar que seguimos os princípios e valores de ética, transparência, impessoalidade, legalidade e moralidade na administração e condução financeira do INVOZ”, pontuou Izilda de Fátima.

Pedro Ferraz, por parte da diretoria de Patrimônio,  destaca dois projetos que estão em fase de encaminhamento para execução: o novo Museu da Inovação Aeroespacial Brasileira e as Praças Temáticas – Uma Aventura Aeroespacial.

“O novo museu, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, consiste em um espaço onde serão apresentados experimentos de forma lúdica e interativa, que estimulem a curiosidade pela ciência e a busca do conhecimento, com objetivo de preservar, divulgar e fomentar a cultura aeroespacial brasileira em toda a sua cadeia produtiva. Já as Praças Temáticas, com o apoio de uma empresa privada, irão revitalizar duas praças da cidade, transformando-as em centros de convivência, com esculturas, playground, áreas esportivas, painéis gráficos e outras atividades que promovam a cultura e o desenvolvimento aeroespacial”, disse Pedro Ferraz.

Pela Diretoria de Educação, o diretor João Marcos Ramos comemora a volta do Congresso de Educação INVOZ no formato presencial, que em agosto foi realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Em formato híbrido, contou com grandes nomes do cenário regional e nacional.

“O Congresso INVOZ reuniu gestores, especialistas, educadores, alunos e empreendedores com experiências em startups e contou com a participação de mais de 1.000 pessoas, que puderam assistir presencialmente ou on-line.  Na transmissão realizada pelo site INVOZ, foram 4.188 acessos, e no Facebook, foram 108K de alcance em publicações e 6,3 K de engajamento”, comentou João Marcos.

Outro destaque da diretoria de Educação foi a realização da 3ª edição da Campanha Meu Primeiro Computador, com o objetivo de arrecadar, junto a empresas, equipamentos para os estudantes do CASD. Na edição 2022/2023, a expectativa é arrecadar 120 computadores. Entre as empresas parceiras estão a GM, apoiadora desde o início do projeto, e a empresa PSR – Energy Consulting and Analytics.

A diretoria de Empreendedorismo, sob coordenação do diretor Luís Pasquotto, comemorou a conquista de vencer em dezembro o Desafio Nacional de Descarbonização da Mobilidade. São José dos Campos foi a campeã nacional no Intelligent Mobility Accelerator Program. O projeto foi liderado pelo INVOZ, e a cidade deverá receber fundos para as propostas vencedoras e ter a mentoria da Catapult, Wayra e SAE Brasil.

Além desta conquista, em parceria juntamente com a prefeitura de São José dos Campos, a diretoria de Empreendedorismo está atuante em educação e conscientização do uso de resíduos sólidos para transformação em energia, trazendo conhecimento por meio de especialistas para ajudar São José e outras cidades do Vale do Paraíba a utilizar esse recurso e, consequentemente, preservar o meio ambiente.

Para a indústria aeroespacial, as frentes de trabalho da diretoria foram: cursos de Usinagens Especiais e Usinagens Aeroespaciais pelo Senai, preparando mão de obra especializada e imediata para as empresas; Mapeamento das Empresas Aeroespaciais para levantar pontos fortes e fracos e ajudar na gestão de qualidade das peças, na gestão de pessoas, contribuir para a melhoria das vendas e concepção de negócios, deixando as empresas mais competitivas; aumentar a efetividade das micro e pequenas empresas do Programa Offset (Política de Compensação Tecnológica, Industrial e Comercial de Defesa); Fomentar o Desenvolvimento da Aviação Regional no Brasil, com infraestrutura, legislação e criação pela indústria de oportunidades e novos produtos. Com base nesses pilares, foram feitas entrevistas com especialistas e a elaboração de um documento a ser entregue, por meio do Ministério da Defesa, como sugestão para o plano de 100 dias do novo governo.

“Queremos desenvolver uma indústria aeronáutica autossuficiente, apoiar o setor para que outras empresas, não somente a Embraer, tenham potencial para exportação, e que as micro e pequenas empresas se unam formando um conglomerado com vistas a melhor acesso a financiamentos e tecnologia, e que tenham um conselho curador para ajudá-las a se desenvolverem. O INVOZ quer ser o facilitador para todas essas estratégias, vemos muito potencial para o setor aeroespacial”, declarou Luís Pasquotto.

“Por tudo isso que foi apresentado resumidamente do trabalho do INVOZ em 2022, agradeço o envolvimento de todos, pois ninguém constrói nada sozinho, e é incrível o que estamos desenvolvendo juntos para nossa cidade e para o nosso país”, finalizou a presidente do INVOZ, Neide Pereira Pinto.

Assessoria de Comunicação – Solução Textual – Renata Vanzeli (12) 99768-0799.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: