Biblioteca Museu “Santos Dumont” é instrumento de transformação

O comandante Fábio Uchôa visitava, em 2017, uma escola na periferia de Umirim (CE) com o irmão Felipe Uchôa, prefeito da cidade. Ao conversar com um menino de, aproximadamente, 7 anos, o questionou sobre o futuro: “O que você quer ser quando crescer?”. A resposta não poderia ser, ao mesmo tempo, mais tenebrosa e inspiradora, mesmo que de um jeito meio gauche, como diria o poeta Carlos Drummond de Andrade. “Quero ser do crime”, sentenciou a criança.
 
A referência ao mundo do crime fez a luz amarela da preocupação com as próximas gerações piscar intensa na cabeça do piloto de aviação comercial. Fechou, então, um acordo com o irmão: usar todas as ferramentas possíveis para que as crianças admirassem os bons exemplos. Várias ações focadas no universo aeronáutico, formatando uma vocação educacional e profissional para a cidade, culminaram na “Biblioteca Museu Santos Dumont”.

Uma cidade que “respira” aviação

Umirim tem cerca de 20 mil habitantes e está distante 95 km da capital Fortaleza. Quem vivencia seu cotidiano sabe que o universo aeronáutico, de alguma forma e ao longo da história, permeou a vida e os sonhos de muita gente. A começar pelo próprio Fábio Uchôa, que aos 8 anos se encantou – e “previu” seu futuro – com o sobrevoo de um caça da FAB (Força Aérea Brasileira).

No decorrer do tempo, no início da adolescência, a fascinação virou paixão quando, ao visitar uma exposição da FAB na capital, entrou em um avião. Já naquela época idealizava que Umirim se tornaria uma referência no assunto, a começar pelas crianças, que poderiam se tornar pilotos como ele mesmo queria ser. Quando, já adulto e piloto comercial, se viu confrontado com o sonho do menino de virar um “bandido profissional”, decidiu que era hora de ajudar a mudar tal cenário.

Sua primeira ação foi a implantação de um caça da Esquadrilha da Fumaça na “Praça Major Aviador Anderson Amaro Fernandes”, para a qual teve ajuda do irmão prefeito. Uchôa foi ao Ministério da Aeronáutica mais de 15 vezes em um ano solicitar a cessão de um avião idêntico ao que Fernandes usava em eventos da equipe aérea – natural de Umirim, ele faleceu em acidente, em 2010, quando fazia manobras em um show em Santa Catarina. O 1381 estava em manutenção em Lagoa Santa (MG).

Biblioteca Museu “Santos Dumont”

Depois, o piloto da Gol pediu, então, uma sala para Felipe Uchôa a fim de instalar uma estrutura que reunisse literatura sobre aeronaves e afins. Na cabeça do comandante, seria o embrião para o projeto de trazer informações específicas sobre este setor para alunos das redes públicas municipal e estadual de Educação. Em vez de um cômodo, uma casa inteira em fase de desocupação foi cedida. Um acervo feito de doações de amigos foi se formando aos poucos.

A “Biblioteca Museu Santos Dumont” foi inaugurada em 13 de novembro de 2021, com a presença, entre outras autoridades, do idealizador comandante Fábio Uchôa; do prefeito de Umirim, Felipe Uchôa; do secretário de Educação da cidade, Didier Dantas; do comandante da Base Aérea de Fortaleza, coronel aviador Fábio Leandro Alves dos Santos, e do gestor da Cipoaer (Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas), do Ceará, coronel aviador da Reserva Darley Sousa.

Suas salas temáticas homenageiam personalidades cearenses da aviação: marechal do Ar Casimiro Montenegro, fundador do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica); coronel aviador Wellington Rezende, do GTE (Grupo de Transporte Especial); tenente coronel PM Lindemberg Austragésilo, piloto de helicóptero da Polícia Militar; comandante Celso Tinoco, mecânico e piloto de aeronaves; e major aviador Everton Braga Corteletti, ex-membro da Esquadrilha da Fumaça.

O diretor da Biblioteca Museu “Santos Dumont”, Vicente Etelvino de Sousa, explica que, por causa da pandemia da Covid-19, as atividades com crianças e jovens estão limitadas a 10 pessoas por grupo. O horário de funcionamento é das 8 às 12 horas e das 14 horas às 16h30. O espaço tem, no total, seis funcionários.

“Além de um acervo com cerca de 2.000 livros, a biblioteca museu tem três réplicas de aeronaves da Força Aérea Brasileira, 30 miniaturas de aviões, hélices e pneus, fardamentos da FAB e 71 quadros de fotografias relacionados à aviação. Sou o responsável por buscar as doações e guia dos visitantes no local”, afirma Sousa.

De acordo com a professora Francisca Núbia Mota Dantas, perto de 300 alunos da Rede Municipal de Educação de Umirim participam de atividades da biblioteca. São realizadas, nas escolas, palestras, oficinas nas quais os estudantes constroem aviões, satélites, foguetes miniaturas, tudo em material reciclável, como garrafa pet, canos de PVC, pastas plásticas etc. Também há distribuição de revistas educativas para incentivar a leitura nas crianças e nos adolescentes.

Um dos projetos realizados é o “Jovens Olímpicos” – os alunos são treinados e motivados a participar de várias olimpíadas do conhecimento. Umirim teve, em 2019, 10 medalhistas neste tipo de evento. Em 2020 foram 34, e em 2021, 49 estudantes. Eles participaram de atividades como OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), ONEE (Olimpíada Nacional de Eficiência Energética) e ONC (Olimpíada Nacional de Ciências).

Vocações podem ser despertadas

“Nossa biblioteca museu nasceu da vontade do comandante Fábio Uchôa de despertar nas crianças e jovens vocação para quaisquer áreas da aviação. Por se tratar de um município carente, em Umirim elas estavam escondidas. Agora, percebemos que estão aparecendo, principalmente, quando nosso público-alvo depara com a riqueza que há no local e nas atividades lá desenvolvidas. Elas passam a perceber que, sim, o sonho de ser piloto ou de atuar em qualquer outra função da aviação é possível. E isso é lindo”, ressalta Sousa.

O gestor da “Santos Dumont” reforça que parcerias são fundamentais para o funcionamento adequado da biblioteca museu. Além das contínuas ações de Uchôa e do prefeito, colaboram com o espaço educativo, entre outros, a FAB, a Agência Aeroespacial Brasileira e o Instituto Invoz, que incluiu o local em seu projeto “Meu Primeiro Computador”, doando, em janeiro de 2022, cinco equipamentos completos e atualizados.

A biblioteca museu não é só relevante para Umirim, mas também para as cidades próximas. Os visitantes da região, além de conhecer o equipamento público, também podem participar de atividades realizadas pelos parceiros. A “Santos Dumont” é a única biblioteca sobre aviação do Estado do Ceará. A meta é que cerca de 3.600 alunos da rede pública a visitem e participem das atividades educativas em 2022.
 
 
 
MDOV Comunicação e Marketing Digital
Atendimentos: Juliana Rodrigues (19) 9-9161-3912 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326
E-mails: redacao4@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Site: www.milagredoverbo.com.br – Facebook: milagredoverbocomunicacao
Twitter: @milagredoverbo-Instagram: @milagredoverbo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: