Empreendedor visionário, pessoa à frente de seu tempo, carismático, ser humano humilde e respeitoso. As qualidades e características de Ozires Silva, elencadas por amigos e parceiros de trabalho, são inúmeras. Mas o fundador da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) e ministro do governo federal, que chega aos 91 anos neste 8 de janeiro de 2022, é também lembrado como o homem que atraiu as pessoas para seus sonhos e construiu, em vida, um legado singular.
“Ele é uma mente brilhante, uma daquelas pessoas que surgem a cada 100 anos. Líder nato, envolveu as pessoas em busca de soluções para o Brasil. Aos 13 anos, disse que construiria uma fábrica de aviões. E por que não? Ele liderou, em 1969, o grupo que criou a Embraer, uma das maiores empresas aeronáuticas do mundo. E, apesar das adversidades, soube unir equipes”, afirma Neide Pereira Pinto, diretora-presidente do Invoz, também inspirado por Silva.
Emílio Kazunoli Matsuo, presidente do Conselho Deliberativo da associação, salienta que o aniversariante deste sábado liderava pelo exemplo. “Todos o viam praticar uma gestão humanizada e entendiam que deveria ser daquela forma”, diz. Profissional que nunca se acomoda, Ozires sempre se mostrou preocupado com o futuro do Brasil e, sobretudo, dos jovens. “Sua sensibilidade frente aos problemas nacionais e na busca por soluções é inspiradora”, completa.
“Estou construindo um avião”
O cofundador e presidente de honra do Invoz, Manoel de Oliveira, mantém uma amizade de 55 anos com Ozires Silva, a quem chama de “mentor natural”. De acordo com ele, o sentimento não é apenas seu, haja vista que Ozires formou, mais que uma legião de fãs, admiradores, pessoas que aprenderam a “pensar enorme”, como sempre ensinou o aniversariante. Para Oliveira, Ozires Silva foi quem melhor encarnou o “espírito aeronáutico”.
Para exemplificar a liderança pelo exemplo e o respeito a todas as pessoas, do mais graduado diretor ao mais simples colaborador, características intrínsecas ao caráter do fundador da Embraer, Oliveira lembra a visita que a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, fez à empresa, no final dos anos 1960. Ela se dirigiu a um dos trabalhadores, que usinava uma peça, e perguntou-lhe o que estava fazendo. Ele respondeu: “Estou construindo um avião”.
“Esse episódio mostra bem o orgulho que todos tinham de fazer, cotidianamente, o progresso da indústria aeronáutica acontecer. Ozires Silva, antes de iniciar sua jornada de trabalho na empresa, passava pelas linhas de montagem e conversava com diversos trabalhadores. Ele sempre foi cativante, carismático. As pessoas estão com ele, desde o início, porque gostam”, completou Manoel de Oliveira.
Ozires Silva
Ozires Silva nasceu em Bauru em 8 de janeiro de 1931. É coronel da Aeronáutica e engenheiro formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Foi ministro da Infraestrutura e das Comunicações e presidente da Embraer. Presidiu também a Petrobras e a Varig. Foi reitor da Unimonte por 10 anos e chanceler da Universidade São Judas. Atualmente, também é presidente do Conselho de Inovação da Ânima Educação.
Capitaneou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante. Formou-se, ainda, piloto militar da Escola de Aeronáutica, de Patrulha e de Tática Antissubmarina Aeronaval. Em 1991, na Embraer, desempenhou papel importante na condução do processo de privatização da empresa, concluído em 1994.
MDOV Comunicação e Marketing Digital
Atendimentos: Fabio Palaveri (16) 9-8100-5002 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326
E-mails: redacao3@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Site: www.milagredoverbo.com.br | Facebook: milagredoverbocomunicacao
Twitter: @milagredoverbo | Instagram: @milagredoverbo