Projeto internacional mapeia aviões Bücker Jungmann e lista três no Brasil

Um projeto internacional de catalogação resultou em um relatório contendo o correto local de estacionamento ao redor do planeta de todos os Bücker Jungmann fabricados pela indústria CASA na Espanha. O trabalho mapeou 91 exemplares do Bücker espanhol, três deles no Brasil.

A informação foi divulgada pelo Ninja (Núcleo Infantojuvenil de Aviação), que apoiou os pesquisadores nas interações locais.  Veja aqui o relatório sobre os Bücker CASA encontrados ao redor do mundo.

O inventário aponta todos os exemplares CASA 1.131L Jungmann que foram encontrados e devidamente identificados mediante fotografias do número de construção gravado pela CASA na tubulação da fuselagem. O documento contém 91 aeronaves com identificação confirmada por imagens e 170 não confirmadas.

Na edição de 2021 do relatório, o Brasil figura com três aeronaves Bücker Jungmann fabricados na Espanha: EC-BKA, N595BJ e PT-ZGL.

O grupo de pesquisa CASA Jungmann é composto por Paco Rivas, restaurador de aeronaves e historiador da Força Aérea Espanhola, com cooperação de José Luis González Serrano, pesquisador da Força Aérea Espanhola, e do historiador de aviação sueca Johnny Comstedt, entre outros.

Os pesquisadores solicitam aos entusiastas da aviação que cooperem com a informação acerca de cada CASA Jungmann visto em viagens ou visitas, com a foto do número de construção. Essa identificação fica do lado esquerdo num tubo no final do cone de cauda, cuja visualização é possível por uma janela de inspeção, normalmente instalada como um zíper em forma de V.

No Brasil, as informações sobre aeronaves Bücker de fabricação espanhola (CASA) podem ser enviadas ao NINJA pelo e-mail ninja.aero@gmail.com. O grupo se encarrega de enviar os dados para o inventário internacional.

História

De acordo com o Ninja, o pesquisador de história da aviação Cláudio Lucchesi informa que o projeto da aeronave Bücker 131 foi assinado pelo sueco Anders J. Andersson  e desenvolvido na Alemanha, pela Bücker Flugzeugbau, indústria aeronáutica de Carl Clemens Bücker. O primeiro voo do protótipo aconteceu em 27 de abril de 1934.

O Bücker Jungmann também foi fabricado sob licença na então Tchecoslováquia, na Suíça, no Japão e na Espanha,  onde a produção foi mais expressiva. O modelo chegou a participar de ações de combate na Guerra Civil Espanhola.

A Espanha manteve a produção do CASA C-1.131 muito tempo depois do fim da Segunda Guerra Mundial, trocando o motor original do projeto (Hirth HM-504A-2, de 105hp) por um ENHASA Tigre, de 145hp.

Aeronaves Bücker Jungmann da CASA encontradas no Brasil

EC-BKA

O Bücker matrícula EC-BKA pertence ao acervo do Museu Asas de um Sonho, localizado em São Carlos (SP), atualmente fechado para o público. De acordo com o inventário, o avião fabricado em 1951 recebeu o número de construção 1081 da CASA. Na Força Aérea Espanhola (SpAF) foi identificado como E.3B-370. De acordo com Paco Rivas, “foi incorporado àquela força em 21 de junho de 1951 com a matrícula 791-28 e operado pela Academia Aérea Geral da Base Aérea de San Javier (Murcia), onde são treinados todos os pilotos da SpAF. Foi desmobilizado em 05 de junho de 1968”.

N595BJ

O N595BJ também pertence ao Museu Asas de um Sonho. Na Força Aérea Espanhola foi codificado como E.3B-595 / 791-115. Todavia, o relatório o aponta na seção de aeronaves “não confirmadas”, até que seja possível avistar o interior da fuselagem do aparelho e fazer uma fotografia, numa oportunidade de manutenção, haja vista a janela de inspeção estar lacrada. Assim, os pesquisadores poderão, a partir do número de série da CASA, indicar o ano de fabricação e outros dados do aparelho.

PT-ZGL

O Jungmann matrícula PT-ZGL está no acervo do WS Aircraft Museum, em Campo Largo (PR), ora em processo de montagem e preparação, para ser aberto futuramente à visitação. O relatório informa que o PT-ZGL tem 2019 como o número de construção da CASA, durante sua montagem no ano de 1953. Quando equipou a Força Aérea Espanhola recebeu a identificação E.3B-415.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: