A empresa britânica Rolls Royce e a japonesa IHI Corporation firmaram uma parceria para desenvolvimento dos novos motores do caça F-X da Japan Air Self Defense Force (Força Aérea de Autodefesa do Japão), que será o sucessor do Mitsubishi F-2.
A informação foi publicada pelo portal Aeroflap. Lei aqui a reportagem completa.
O Mitsubishi F-X, também chamado de F-3, deve entrar em serviço a partir de 2035. A expectativa é que o primeiro protótipo da nova aeronave comece em 2024, com o primeiro voo devendo ocorrer em 2028. Atualmente, a Japan Air Self Defense Force teria atualmente 92 caças F-2.
Segundo a agência de notícias japonesa Asahi, fonte da reportagem, o acordo estaria em fase final de ajustes e teria sido discutido entre governantes dos dois países durante a cúpula do G7 no mês passado.
No final de junho, funcionários do Ministério da Defesa do Japão viajaram para a Grã-Bretanha para conversas sobre o assunto.
Sexta Geração
O Rolls Royce também está atualmente envolvido no programa BAE Tempest, um caça de sexta geração que vem sendo desenvolvido pela Inglaterra, Itália e Suécia.
Além desses três países, Estados Unidos, França, Alemanha e Espanha também estão desenvolvendo aeronaves de sexta geração. Os EUA estão trabalhando no NGAD (New Generation Air Dominance), que vai substituir o F-22A Raptor. Os outros três países trabalham juntos no desenvolvimento do NGF (New Generation Fighter), parte do sistema FCAS (Future Combat Air System), que, segundo a reportagem, estaria atrasado por conta de divergências entre França e Alemanha com relação ao projeto.0