Foi aberta ao público a exposição “Asas para que te quero”, em comemoração aos 70 anos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos (SP). Após ser adiada por mais de um ano, em razão da pandemia da Covid-19, a abertura ocorreu no último dia 4 e permanece até março de 2022.
A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10h às 12h30 e das 13h30 às 19h; e aos sábados e domingos, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.
Idealizada pela AEITA (Associação dos Engenheiros do ITA), a exposição reúne fotos, documentos, projetos, desenhos e objetos que marcam a trajetória do ITA. É a primeira vez que o acervo histórico do ITA é exibido fora dos muros da instituição.
Formado no ITA na turma de 1962, o engenheiro Ozires Silva, presidente de honra do INVOZ e um dos fundadores da Embraer, se emocionou ao visitar a exposição no último sábado (10).
“Estou muito contente de estar aqui, porque todas as pessoas que estão aí [retratadas na exposição] foram meus professores e amigos e amigas pessoais, que eu não me esqueço. Esse esforço do AEITA merece os cumprimentos, inclusive, os cumprimentos de cada cidadão de São José dos Campos, efetivamente o ITA transformou São José dos Campos. Eu insisto sempre que a educação é o caminho mais curto para construir o progresso, o ITA fez isso”, disse Ozires.
O engenheiro convidou os moradores da cidade, principalmente as crianças, a visitarem a exposição “Asas para que te quero”.
“É uma emoção muito grande. Eu agradeço por ter tido a oportunidade de visitar e cumprimentar todos aqueles que contribuíram com seu esforço para que essa exposição pudesse ocorrer aqui. Espero que cada cidadão de São José dos Campos traga seus filhos aqui para ver que o passado tem um valor enorme para construir o futuro. Eu tenho certeza que uma dessas crianças que poderão visitar venha a se transformar em um cidadão que vai contribuir para o desenvolvimento do país”, finalizou Ozires.
A abertura estava prevista para começar no ano passado, mas foi adiada devido à pandemia da Covid-19. No último dia 8 de junho, o AEITA lançou uma visita virtual à exposição, juntamente com o livro homônimo escrito pelo jornalista José Guilherme Rodrigues Ferreira.
Trajetória
Instalada no Pavilhão São José, a exposição traça a linha do tempo do ITA desde os anos 50 até os tempos atuais. Uma vitrine especial reúne objetos pessoais do Marechal Casimiro Montenegro Filho, idealizador do ITA.
A ideia da exposição e do livro surgiu a partir da catalogação, pela AEITA, de objetos, projetos de alunos, documentos e fotografias de época – alguns itens nunca exibidos.
Ao todo, foram organizadas cerca de 4.000 fotos, 2.000 plantas de projetos de alunos e professores e 20 mil documentos, entre correspondências, relatórios, e informativos para a comunidade iteana. Também foram catalogados pela associação objetos, como placas, medalhas e material escolar (réguas, jogos de testes psicológicos), além de livros e outras publicações.
O projeto foi executado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, com o patrocínio da Embraer e do Poliedro Educação e apoio das empresas Latécoère, Neogrid e Visiona Espacial.
SERVIÇO
Exposição: “Asas para que te quero”
Data: até março de 2022
Horários: terça a sexta, das 10h às 12h30 e das 13h30 às 19h. Sábado e domingo, das 9h às 13h.
Local: Pavilhão São José do Parque Vicentina Aranha, R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana, São José dos Campos
Ingresso: entrada gratuita