Senai prorroga inscrições para curso de Mecânico de Usinagens e muda idade mínima para 16 anos

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de São José dos Campos prorrogou para a próxima segunda-feira (12) o prazo de inscrições para o novo curso de Mecânico de Usinagens Especiais. As aulas da primeira turma, com 48 vagas em período integral, têm início em agosto.

O edital do processo seletivo foi retificado exigindo 16 anos, no mínimo, para ingresso no curso e, no máximo, idade que permita que o estudante conclua o curso antes de completar 24 anos. A seleção será feita por meio da análise do histórico escolar.

Os estudantes terão oito horas de aula por dia, totalizando 1.600 horas em um ano. As inscrições podem ser feitas no site do Senai, selecionando processo seletivo e depois aprendizagem industrial.

A grade curricular inclui aulas de matemática e ciências aplicadas à usinagem; sistema de gestão e qualidade; desenho técnico mecânico; desenho técnico 3D; controle dimensional; tecnologia da usinagem; máquinas convencionais e operações manuais; usinagem em máquinas a CNC; manutenção e fluidos, e manufatura assistida por computador. Os alunos ainda terão aulas de comunicação em multimeios, e desenvolvimento pessoal e profissional.

Especialização para o setor aeroespacial

O curso de Mecânico de Usinagens Especiais faz parte de um programa com duração de dois anos, que tem como objetivo formar profissionais qualificados para indústrias do setor aeroespacial. Os alunos com bom desempenho no primeiro ano serão admitidos no curso de Mecânico de Usinagem Aeroespacial, também com 1.600 horas/ano.

Ao final do programa, os jovens formandos deverão estar aptos a trabalhar em todas as etapas de usinagem dos componentes de uma aeronave, na programação manual e através de CAM de máquinas a CNC de até 5 eixos comandados, desenho CAD, controle do processo, controle de qualidade e normas, além de manutenção preventiva de máquinas a CNC. Os alunos também receberão preparação em competências socioemocionais, que são necessárias para um bom desempenho profissional em qualquer ambiente de trabalho.

Jovem Aprendiz

As empresas do setor aeroespacial podem contribuir com a formação dos estudantes ingressantes contratando-os como aprendizes. Pela legislação atual, o Jovem Aprendiz tem direito a uma bolsa auxílio, carteira assinada, recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), férias e 13º salário.

De acordo com o diretor do Senai de São José, Mauricio Ogawa, a bolsa é importante para reduzir a evasão escolar e motivar os estudantes a terem um bom desempenho ao longo do curso.
As empresas interessadas em aderir ao Programa Jovem Aprendiz podem procurar a direção do Senai para obter mais informações.

Apoio

O curso foi desenvolvido pelo Senai com apoio do INVOZ e de empresários do setor aeroespacial. Por mais de um ano, foram realizadas reuniões para análise das demandas do mercado e do crescimento do setor aeroespacial, construção dos conteúdos, indicação das tecnologias necessárias para formação alinhada às necessidades das indústrias, e capacitação dos professores.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: