O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI-DCTA) promoverá um seminário online para discutir o papel estratégico do acúmulo de capacidades tecnológicas pela indústria aeroespacial. O evento conta com o apoio do INVOZ, através da diretoria de Empreendedorismo.
A discussão abordará o offset nas aquisições da Força Aérea Brasileira. O 1º Seminário de Fomento da Indústria Aeroespacial é dirigido a militares, servidores das Forças Armadas e empresários do Parque Aeroespacial Brasileiro envolvidos na negociação e execução de acordos de offset. As inscrições podem ser feitas através deste link.
O que é offset
A Lei de Offset define que determinas aquisições de fornecedores estrangeiros deverão ser compensadas por diversos meios, em benefício de setores e áreas definidas pelo país importador, no caso o Brasil. No artigo “A política de offset da aeronáutica no âmbito da estratégia nacional de defesa”, o brigadeiro José Augusto Crepaldi, vice-secretário da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), cita que a intenção é gerar benefícios de natureza industrial, tecnológica e comercial.
“O fator determinante da possibilidade de compensação é o poder de compra do país importador”, explica o brigadeiro. Ele é um dos participantes do seminário. Também estarão presentes o brigadeiro do ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior, chefe da Segunda Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica; coronel aviador José Renato de Araujo Costa, chefe da Seção de Ciência, Tecnologia, Inovação e Offset do Escritório de Projetos do Estado-Maior da Aeronáutica; o coronel aviador Affonso Henriques Rodrigues de Sousa, especialista e consultor na área; a doutora Josiane de Araújo Francelino, pesquisadora bolsista PCI-DC do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; e o engenheiro Gilberto Mohr Corrêa, tecnologista pleno do IFI. Os interessados em conhecer a programação podem fazer o download do folder através deste link.
SIFIAer
Durante o seminário, será lançado o módulo de cadastramento de empresas do SIFIAer, um Sistema de Informação Gerencial (SIG), implementado pela Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI), em conjunto com a Subdivisão de Tecnologia da Informação (CVD-TI), ambas do IFI .
O software on line está na fase de teste piloto para cadastro de empresas do setor aeroespacial. Ela servirá para compor o catálogo do setor, chamado de CESAER. Em uma próxima etapa, serão cadastradas nesse módulo também as empresas aeroespaciais candidatas ao benefício de redução da base de cálculo do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias) para 4%, dentro do Convênio ICMS 75/91. O módulo que está ativo e já pode ser acessado aqui.
“O SIFIAer representa um salto no serviço de coordenação e fomento industrial prestado pelo IFI. Ele atua como um motor da tríplice hélice ao permitir uma análise estratégica do setor aeroespacial, tendo como parâmetro as capacidades tecnológicas da indústria. Prepara o instituto para responder ao Planejamento Baseado em Capacidades (PBC) da Força Aérea Brasileira”, explicou o Major Especialista Alexander de Mello Lima, chefe da Divisão de Desenvolvimento Industrial do IFI.
A versão completa do sistema, com previsão de conclusão no final de 2021, agregará também o módulo de análise empresarial, que possibilitará a avaliação das capacidades tecnológicas do setor e a elaboração de relatórios de suporte estratégico para o Estado-Maior da Aeronáutica e o Ministério de Defesa. Já o módulo de offset possibilitará o levantamento dos interesses e necessidades tecnológicos da Força Aérea Brasileira (FAB) e das indústrias aeroespaciais, além de otimizar o acompanhamento dos projetos em execução.