Workshop tem 40 novas vagas e cinco turmas fechadas para oficinas em 2021

O INVOZ, em parceria com a Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) e do Parque Tecnológico de São José dos Campos, está colocando à disposição do público 40 novas vagas para o workshop Gestão de Pessoas & Mudança: Como Lidar & Liderar – Relevantes Soft Skills no Pós-Pandemia. A primeira turma concluiu a oficina ontem e já há outras cinco equipes fechadas para as próximas semanas.

O objetivo da oficina é contribuir com a melhoria da capacitação e das habilidades em soft skills. A atividade gratuita e on line é voltada para empresários, gestores e líderes. Os participantes recebem certificado ao final. Ela acontece em dois módulos de duas horas cada um, sempre às 18h30. A próxima turma será nos dias 27 de abril e 4 de Maio. As inscrições para as novas vagas podem ser feitas através do preenchimento deste formulário.

“Foi excelente. Eu vejo um diferencial em relação ao que está no mercado. Aqui há possibilidade abrir novos caminhos. É o aluno que vai decidir dentro de um leque de opções qual ele vai escolher “, afirmou Virgílio Montesso, que participou do workshop estando na região do Veneto, na Itália. “Confesso que no segundo módulo eu me surpreendi quando vi o fechamento de tudo. Fez muito sentido”, explicou o empresário Euvaldo Rodriguez.

Para Marcos Bordon, o aprendizado vai fazer muita diferença para o seu processo de liderança. “Tenho um desafio grande como líder na equipe. Esta é uma abordagem alicerçada em grandes autores, com pessoas de  grande experiência. As abordagens são para a vida, não só para o trabalho”, diz. Ao final do workshop, os coaches se colocaram à disposição para uma sessão de orientação e acompanhamento sobre o locus de controle. Os participantes preenchem um formulário on line de de assessment e agendam uma nova conversa.

O lócus de controle é a expectativa de um indivíduo sobre o quanto as suas atitudes se encontram sob controle interno, a partir de esforço pessoal, competência construída ou sob controle externo, influenciadas por fatores como o comportamento de outras pessoas, sorte e oportunidades. O conceito foi formulado por Julian Rotter, em 1966, em seu artigo Psychological Monographs.

Coaches e Mentores

Fulvio Luis Delicato Filho e Kleber Grasso Rodrigues, respectivamente diretores de Educação e de Empreendedorismo do INVOZ, serão os coaches e mentores que conduzirão o workshop. Fulvio Delicato é Engenheiro Mecânico especializado em Aeronáutica pela Universidade de São Paulo (USP). Ele possui Master Business Administration pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Delicato extensão em Análise de Cenários de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão Estratégica de Recursos de Defesa pela Escola Superior de Guerra. É coach empresarial pelo International Coaching Community (ICC) e mentor pela Sociedade Brasileira de Mentoria Sistêmica (SBMS) e pelo International Mentoring Association (IMA). Foi coordenador, gerente de projetos, gerente de programas, head técnico da Divisão de Leasing da Embraer, empresa onde começou como estagiário. Fulvio colaborou nas empresas Transbrasil, VASP e VARIG e como consultor da Ernest Young e da Accenture.

Já Kleber Grasso Rodrigues é graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com especializações em Administração, Empreendedorismo, Psicodinâmica Aplicada a Negócios e Mentoria Sistêmica. Ele tem pós-graduação em Administração de Ciência e Tecnologia pelo ITA, assim como em Coaching e Líder Coach e em Dinâmica dos Grupos. Foi engenheiro de vendas, administrador de contratos, com experiências em propostas de offsets, e analista de mercado na área de Negócios de Defesa da Embraer.

“As dinâmicas que serão aplicadas aos grupos em treinamento contém várias técnicas de coaching e de mentoria. O workshop será um estímulo sistêmico que orienta cada participante e segue um processo de aprendizado do adulto, promovendo vínculos afetivos, racionais e efetivos”, afirma Kleber Grasso.

“Teremos no máximo dez pessoas na sala virtual. Anteriormente desenvolvido para o modelo presencial, este treinamento foi totalmente redesenhado para o ambiente virtual”, explica Delicato. Os dois Diretores esperam que o workshop ajude os participantes a compreenderem melhor as relações humanas e seus reflexos nas interações do dia a dia. O foco é também lidarem melhor com indivíduos e equipes no período pós-pandemia.

O que são soft skills

Soft skills é um termo em inglês usado por profissionais de recursos humanos para definir habilidades comportamentais, competências subjetivas difíceis de avaliar. Também são conhecidas como people skills (habilidades com pessoas) e interpersonal skills (habilidades interpessoais), segundo a Wikipedia e a literatura especializada.

São normalmente analisadas junto com as hard skills (habilidades técnicas) na seleção e contratação de profissionais pelos departamentos de RH. Criatividade, persuasão, colaboração, adaptabilidade e inteligência emocional são exemplos de soft skills.

Essas cinco competências aparecem no topo das mais procuradas habilidades, segundo a plataforma Linkedin em uma pesquisa realizada no ano de 2020. Criatividade e adaptabilidade são importantes nos dias de hoje, pois vivemos num período de mudanças, de muita informação e de Inteligência Artificial.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: