Talentos INVOZ tem 87 currículos cadastrados de profissionais do cluster aeronáutico

O Talentos INVOZ tem 87 currículos cadastrados desde a sua criação, em 1o. de maio deste ano. A ferramenta de recolocação profissional é gratuita e está disponível em https://invoz.org/talentos para todos os que procuram uma nova oportunidade no mercado. O setor vive uma intensa retração por causa da pandemia de coronavírus.

O Talentos é um serviço especializado de intermediação de mão-de-obra desenvolvido pelo INVOZ. Seu objetivo é atender profissionais e empresas na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. O sistema funciona como uma espécie de banco de talentos, garantindo que o potencial tecnológico da região seja preservado, mesmo em momentos de crise, e também abrindo novas oportunidades para os interessados.

“Muitas empresas que não são do setor aeronáutico podem se interessar em contratar profissionais altamente especializados que têm no seu DNA a cultura da qualidade e da excelência aeronáutica”, afirma Manoel Oliveira, presidente do Conselho de Administração do INVOZ. “Um exemplo disto são as ligadas ao agronegócio, explica Emílio Matsuo, ex-vice-presidente de engenharia da Embraer e membro também do INVOZ. A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) registra crescimento de 8,7% nos pedidos em julho comparado com o mesmo mês do ano passado.

Segundo a agência de notícias Reuters, o Índice de Gerentes de Compras (PMI) da indústria brasileira alcançou em julho o maior nível desde o início da pesquisa realizada pela IHS Markit, provedora inglesa de informações globais, em fevereiro de 2006. O crescimento é de 58,2%. O índice de emprego aumentou 52,3%. Já a produção cresceu 62,4%. Cerca de 80% das pessoas entrevistadas dizem que confiam no crescimento da economia.

O INVOZ pretende estimular a formação de uma rede para garantir que empresas que não fazem parte do cluster aeronáutico se beneficiem do banco de dados de profissionais vindos do cluster aeroespacial, enquanto o setor não reaquece. “Com isto tentamos garantir trabalho para esses trabalhadores e preservar profissionais que demoram pelo menos 10 anos para serem formados. Por fim, ajudamos também a disseminar os valores que tornaram a Indústria Aeronáutica Brasileira  referencia mundial”, explica Manoel Oliveira.

Como se cadastrar

O usuário pode se cadastrar na área de registro (há um link no canto superior direito da homepage), como candidato ou como empregador. Para realizar o cadastro basta inserir o nome de usuário escolhido e o email. Uma mensagem com a senha será encaminhada. Depois de acessá-la, é só entrar no sistema com o nome de usuário cadastrado e a senha que foi recebida na sua caixa de mensagens. Há um menu de funcionalidades específico para cada tipo de perfil.

Ao preencher o cadastro, uma senha é criada e enviada por email.

O sistema funciona com níveis diferenciados de acesso. Nem todas as áreas estão disponíveis para todos os tipos de usuários. O Talentos é intuitivo, permitindo que você navegue facilmente, seguindo as instruções nas telas que são bastante amigáveis. Os cadastramentos de currículos e vagas são semelhantes aos dos maiores serviços de redes profissionais do mundo, como o LinkedIn e o Indeed.

Os trabalhadores podem salvar currículos dentro do sistema e submeter candidaturas aos empregadores. As indústrias têm a possibilidade de buscar os currículos dos profissionais cadastrados e fazer contatos para contratação de mão-de-obra altamente especializada. É possível publicar vagas dentro do Talentos, permitindo que os profissionais se candidatem. A candidatura é comunicada por email para o contratante que poderá, então, dar seguimento ao processo de seleção e recrutamento.

Ferramentas

No canto superior direito estão os links para cadastramento de novos usuários e para entrar no sistema.

A plataforma oferece ferramentas automatizadas como o serviço de alerta de novas vagas, bookmarks (listagens com marcadores), troca de mensagens dentro do sistema, publicação de tipos diferentes de currículos, busca por vagas e busca por candidatos, com filtros por salário, área de atuação ou localização geográfica.

Segurança

SiteLock

As segurança dos dados é garantida pela empresa SiteLock, que monitora o sistema diariamente, em um esquema 24/7 (vinte quatro horas, sete dias por semana). Trata-se de um serviço global de segurança de websites com mais de 12 milhões de clientes ao redor do mundo. O SiteLock, criado em 2018 nos Estados Unidos, já recebeu o Prêmio de Excelência Cyber Security 2020 e 2019, o Info Security Products Guide 2020 Global Excelence – Best Security Monitoring and Website Security Solution e o Technology FAST 500 North America 2018.

Preparar um currículo e fazer o recrutamento para uma vaga é algo que exige disposição, ter informações à mão e organização. Então, se você pretende cadastrar o seu currículo aqui no Talentos ou se possui uma vaga disponível na sua empresa, muita atenção para ter os dados mais importantes para oferecer. Lembre que nem todos os campos do formulário são obrigatórios e eles estarão identificados quanto à necessidade de preenchê-los ou não. Para cadastrar currículos ou vagas é preciso ter um nome de usuário e uma senha, que você solicita e recebe online.

Cadastrando currículo

No menu horizontal superior, clique na opção Candidatos e, depois, em Cadastrar Currículos.

O formulário de currículo é simples e bastante intuitivo, com instruções na maioria dos campos a serem preenchidos. O formulário segue um padrão internacional para tornar a navegação mais amigável. Além dos dados básicos como nome, email e profissão, são solicitados o resumo de trajetória, dados de formação e de experiência.

Depois do nome completo, do email, profissão, há um campo para você digitar o local onde mora. Insira apenas o nome da cidade e o estado e aperte enter. Uma lista de opções surgirá, como na imagem abaixo.

Selecione a melhor opção para você, de acordo com o que inseriu no campo.

Em seguida, escolha a categoria de currículo. O Talentos tem áreas, com cargos associados. O candidato deve selecionar em um menu onde o seu currículo se encaixa melhor, como no exemplo abaixo.

Selecione áreas, cargos associados e áreas de atuação ou outros, se nada se adequar ao seu currículo.

Se o seu currículo não tiver perfil para nenhuma das áreas, clique em “outros não-categorizados”, como na imagem a seguir.

No caso de não se enquadrar em nenhuma categoria, selecione “Outros Não-categorizados”.

Nos campos seguintes, após o espaço para o valor da sua taxa mínima por hora de consultoria – informação que é opcional -, há um espaço para o resumo de trajetória profissional. Você deve focar em uma síntese de resultados, prêmios e sucessos que obteve nas empresas em que trabalhou. Abaixo, há um campo para competências, os chamados soft skills. O sistema tem competências pré-gravadas, como Comunicação, Liderança, Organização, Flexibilidade, Resiliência, entre outras. Mas ele também aprende com você. Selecione ou insira as suas competências.

A o resumo de trajetória deve reunir informações sobre o caminho percorrido pelo profissional.

Para cada inclusão de Educação/Formação profissional você poderá abrir um novo subformulário para incluir os dados. Ele tem campos para o nome da instituição, ano de início e fim do curso e descritivo de atividades. Todos estes campos são opcionais. Mas lembre-se que, quanto mais informação você oferecer, mais dados o recrutador terá para avaliar a sua contratação.

O mesmo vale para a formação profissional. Empregador, cargo, data do início e do fim do período de contratação e a descrição de atividades, com resultados e metas atingidas que deseje destacar, são algumas das informações exigidas. Veja o exemplo abaixo.

Para criar um novo subformulário para uma nova experiência profissional basta clicar no botão Adicionar Experiência Profissional.

Após o preenchimento de todos os campos, pré-visualize o seu currículo e publique na plataforma. Sabemos que, eventualmente, vagas diferentes exigem diferentes tipos de currículos. Portanto, você pode cadastrar mais de um no sistema. Quando for se candidatar a uma vaga, selecione no formulário de envio qual você quer que o empregador visualize e envie com uma mensagem através do próprio sistema Talentos.

Como publicar uma vaga

No menu principal horizontal, na opção Empresas, clique em “Publicar uma Vaga”.

Um formulário com campos para serem preenchidos será aberto. Proceda  preenchimento de cada campo conforme solicitado, observando que nem todos os conteúdos são obrigatórios. Campos como “Tipo de Vaga” e “Categoria de Vaga” possuem menus para selecionar as opções disponíveis. Quanto mais dados você oferecer sobre a vaga e a sua empresa, melhor para o candidato tomar uma decisão.

Ao visualizar a vaga, depois de estar publicada, o candidato terá a opção de enviar um currículo. Se ele optar por este caminho, você receberá uma mensagem do sistema alertando que um novo candidato se inscreveu para a seleção e o recrutamento, já com os dados do currículo dele.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: