Que tal aproveitar este período de isolamento social para voar em um avião Tucano da Embraer, sem sair de casa? A Hunter Press, em associação com a Street Films, realizou um documentário com o uso de câmeras que registram imagens em 360 graus em pleno voo. O filme Tucano 35 tem duração de 1 hora e 44 minutos, mas há uma edição de pouco mais de 4 minutos, apenas com as cenas filmadas em 360 (veja acima). No canto superior esquerdo da tela, há um botão para mover a imagem em todas as direções.
“Esse vídeo 360 Experience foi feito com uma câmera que instalamos num T-27. Usando um óculos de realidade virtual, é possível para o espectador ter uma visão do voo como se estivesse imerso”, afirma João Paulo Moralez, jornalista e fotógrafo especializado em aviação e segurança pública, responsável pela Hunter Press.
O filme foi lançado em setembro de 2018, quando a aeronave completou 35 anos de existência. “O avião Tucano se tornou um marco na história da Força Aérea Brasileira e de mais 15 nações no mundo”, explicam os produtos do filme.
Websérie tem dois episódios prontos
A Hunter Press e a Street Filmes também realizam uma websérie sobre os 100 anos dos Cavaleiros de Aço, com dois episódios já concluídos e disponibilizados através do Youtube e do Vimeo.
Os Cavaleiros de Aço (AVEX) são uma força de quase 100 helicópteros, três bases e com projeção internacional. “A Aviação do Exército Brasileiro destaca-se entre as mais bem equipadas e treinadas do seu tipo em todo o continente Americano”, explica o website da iniciativa.
“Atuando para apoiar as ações das forças de superfície no terreno, a qualquer hora, em qualquer lugar, nas 24 horas do dia, homem, mulheres e máquinas de combate farão o que for preciso para manter a soberania do Brasil e a segurança da Nação. Para eles não há obstáculos que os impeça de cumprir a sua missão”, informam os produtores. A equipe é formada por Beto Maiorino, fotógrafo e filmmaker; Victor Bilbao, videomaker e designer; além do jornalista João Paulo Moralez.